• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

‘Arraial do Pratinha’: Com bandeirolas e música, motorista transforma ônibus em festa junina e faz sucesso entre passageiros em Belém; VÍDEOS

‘arraial-do-pratinha’:-com-bandeirolas-e-musica,-motorista-transforma-onibus-em-festa-junina-e-faz-sucesso-entre-passageiros-em-belem;-videos


Com frases temáticas e bandeirinhas no teto do veículo, o transporte é decorado pelo próprio motorista, Silas Guimarães, de 66 anos. Passageiro mostra ônibus com decoração junina em Belém
Há 30 anos trabalhando como motorista de transporte público em Belém, o motorista Silas Guimarães se destaca e faz a alegria de passageiros por decorar os ônibus com diversas temáticas. Desta vez, ele não deixar o ônibus da linha Pratinha – UFPA de fora da época de São João.
“Eu tenho esse hábito há muito tempo. Todos os ônibus que trabalhei sempre arrumei em tempo de festas tradicionais. Gosto do que faço e da minha profissão”, explicou.
Além de música, frases temáticas cheias de leveza acompanham o colorido das bandeirinhas e de outros adereços decorativos, que fazem o ônibus ser guardado na memória afetiva.
“Você entra em um clima que faz esquecer os seus problemas no momento, porque está tudo organizadinho. Então, às vezes, coisas simples no dia a dia fazem a diferença”, diz o passageiro Robson Santos.
A linha roda a capital paraense desde o bairro da Pratinha ao campus do Guamá da Universidade Federal do Pará e já é querida entre os alunos da instituição, e outros passageiros pela cidade.
“Quando eu entrei, já estava tocando música de arraial. O transporte da cidade é complicado, e o carro [ônibus] dele é ‘todo no zelo’. Isso ajuda até a mudar o humor das pessoas”, disse Robson, que embarcou no Pratinha – UFPA para compartilhar nas redes sociais o diferencial.
Silas pronto para curtir a época de São João, em traje típico.
Reprodução / Redes sociais
O vídeo tem repercutido nas redes sociais nas últimas semanas. Na internet, até o perfil do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) publicou conteúdo fazendo um “tour” pelo ônibus.
Ao entrar no transporte, adesivo de “Sejam bem-vindos ao arraiá da Pratinha” recepciona o passageiro. Mais ao meio outra frase: “Tava bão, ocê veio e ficou milhó”. No vidro de trás, para se despedir, “Não me leve a mal, me leva à festa junina, sô”.
Cores vibrantes e frases ‘caipiras’ marcam a decoração dentro do veículo.
Reprodução / Redes sociais
“Entrar em um lugar que todo mundo está animado e ainda tem esse clima junino já muda a pessoa estressada e preocupada alí dentro”, comentou Robson.
Aos 62 anos, Silas contou que a esposa, Daniela Guimarães, entra no “embalo” e ajuda ele nos mínimos detalhes com os preparativos e depois também, registrando fotos e vídeos do resultado final.
“Ela que faz as bandeirinhas para mim e eu coloco. Ela sempre me incentiva”, destacou.
Daniela completou: “Ele sempre gostou de arrumar o ambiente de trabalho dele. Eu só fiz dar uma ‘mãozinha’. Ele compra a decoração, eu digo como ter que ser decorado e ele coloca”
Foto de reportagem sobre Silas e o ônibus que destaca a humanidade e a dignidade do transporte.
Arquvivo pessoal / Daniela Guimarães
Em entrevista ao g1, a companheira de Silas lembrou de uma antiga reportagem em um jornal impresso, não datado: “O carro dele — ônibus — já era ‘enjoado’, com tapetes’, brincou ao mostrar as fotos do material.
No Pará, a expressão “enjoado” significa caprichoso, algo feito com o mínimo cuidado e com certa vaidade.
Da rotina de trabalho, que dura 7 horas e 20 minutos por dia, Silas compartilhou que os passageiros ficam super animados e interagem com a decoração.
“Eles tiram foto e acham legal. Para o patrão já é normal, não tem problema não. Faz parte da cultura”, ressaltou.
Bandeirinhas foram espalhadas pelo teto do ônibus.
Reprodução / Redes sociais
Também nas redes sociais, Silas compartilha o dia a dia como motorista e as datas que já inspiraram a roupagem do Pratinha – UFPA, como o Natal, de todos os anos, e a Copa do Mundo — em especial a de 2022, que fez com que o ônibus ficasse ainda mais conhecido, desta vez pelas cores verde e amarelo.
Na esquerda, o ônibus decorado para o Natal; na direita, para a Copa, em 2022.
Arquivo pessoal / Daniela Guimarães
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.