• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Com salários em atraso, médicos do Hospital Municipal de Juruti paralisam atividades


Empresa contratante garante que está providenciando pagamentos para que a situação seja normalizada. Hospital Municipal de Juruti teve atendimentos restritos a emergências devido paralisação dos médicos
Reprodução / Redes sociais
Desde o fim da manhã da última sexta-feira (23), o Hospital Municipal de Juruti (HMJ) no oeste do Pará, está atendendo apenas casos emergenciais, em razão da paralisação das atividades de 17 médicos contratados pela empresa Doutor Mais Vida Médicos Associados. O motivo segundo os médicos, é o atraso no pagamento dos salários referentes aos meses de março (parcial), abril e maio (integral).
Na quinta-feira (22), por meio de documento enviado à Secretaria Municipal de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde de Juruti, os médicos comunicação que paralisariam as atividades às 11h do dia 23, caso os pagamentos não fossem liquidados pela empresa contratante.
Diante da paralisação dos médicos, membros da Comissão Permanente de Averiguação de Denúncias do Conselho Municipal de Saúde de Juruti, juntamente com o presidente do órgão, estiveram em visita ao HMJ na sexta-feira, por volta das 12h, e em conversa com os médicos plantonistas e por meio de chamada de vídeo com outros profissionais médicos que não estavam nas dependências do hospital., a Comissão apurou que a equipe médica que presta serviços ao município, de fato decidiu pela greve, reduzindo os atendimentos às emergências.
Visita da Comissão de Averiguação de Denúncias do CMSJ ao Hospital Municipal de Juruti
Reprodução / Facebook
Segundo a Comissão do CMSJ, a empresa Doutor Mais Vida Médicos Associados vem recebendo da Prefeitura Municipal de Juruti, os pagamentos em cumprimento ao Contrato pela Prestação de Serviços Médicos, mas não estaria cumprindo com o compromisso de pagar os médicos que prestam este serviço ao Hospital Municipal e a alguns Postos de Saúde deste Município.
Por meio de redes sociais, Comissão de Averiguação de Denúncias do CMSJ informou que tomará as providências cabíveis que o caso requer.
Contraponto
A empresa Doutor Mais Vida Médicos Associados, por meio seu representante Jeferson Bittencourt, informou ao g1 em nenhum momento foi contatada ou notificada pelos médicos sobre a paralisação das atividades, e nem recebeu proposta de negociação. Por esse motivo, a empresa considera arbitrária a paralisação dos profissionais.
Quanto aos salários em atraso, Jeferson informou que a empresa está providenciando o pagamento. “Estamos realizando mais um lote de pagamentos ainda hoje (sábado, 24). E ainda não recebemos pelos serviços realizados em maio por questões burocráticas. A Prefeitura é sempre muito boa pagadora, mas este mês houve um trâmite diferente e atrasou o repasse da Prefeitura. Tudo será saldado e até segunda não teremos nenhuma pendência a não ser parte de maio que ainda não recebemos. Porém, os Clínicos que estão de plantão não têm nenhuma pendência financeira, inclusive referente a maio. E os demais especialistas recebem abril ainda hoje”, assegurou.
Jeferson Bittencourt disse ainda que os clínicos mesmo sem qualquer pendência de salários, não querem realizar os atendimentos na normalidade, e que a empresa está buscando mecanismos para garantir a totalidade dos serviços no menor tempo possível.
O g1 solicitou informações à Prefeitura de Juruti sobre o pagamento do mês de maio para a empresa contratante dos médicos do HMJ e aguarda retorno.
Esclarecimentos na Câmara
Os atrasos de pagamento dos médicos e a não realização de alguns exames já foram alvo de pedido de esclarecimentos da empresa Doutor Mais Vida Médicos Associados na Câmara Municipal de Juruti. O pedido foi feito em maio deste ano pela vereadora Andréa Alves.
Segundo a vereadora, a empresa recebe mensalmente da Prefeitura de Juruti R$ 691.650,00. Porém, serviços como: exame de imagem para finalidade diagnóstica, ultrassom morfológica, ultrassonografia doppler, não estariam sendo ofertados à população.
Em relação a cirurgias eletivas, a vereadora diz que houve um avanço, mas uma série de outros serviços deixam de ser realizados. “Jamais me calarei diante das injustiças. A Prefeitura de Juruti cumpre o prazo de pagamento para a empresa Doutor Mais Vida Médicos Associados, porém a empresa não paga os médicos e não oferta alguns serviços contratados”, disse Andréa Alves.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.