• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Ouvidoria da Polícia abre procedimento para apurar morte de suspeito durante ação contra tráfico em Campinas


Imagens de câmeras corporais e de monitoramento e laudos necroscópico, balístico e residuográfico serão solicitados, diz ouvidor. Família de jovem diz que ele era inocente. Ação da Polícia Militar terminou com um suspeito morto e policial ferido em Campinas
Helen Sacconi/EPTV
A Ouvidoria da Polícia abriu um procedimento para apurar as circunstâncias da morte de um suspeito durante uma ação contra o tráfico de drogas na manhã de sexta-feira (23), no Jardim Paranapanema, em Campinas (SP). Além de uma morte, a ação também resultou em um policial ferido e dois menores apreendidos.
Ao g1, o ouvidor Cláudio Aparecido da Silva informou que serão solicitadas as imagens das câmeras corporais que os policiais tenham usado, imagens dos circuitos de monitoramento local, laudos de local e laudos necroscópico, balístico e residuográfico dos envolvidos.
“Nosso procedimento é para acompanhar a apuração do órgão técnico, que é a Corregedoria. Nós podemos ajudar na medida do possível, porque somos os olhos da sociedade, no acompanhamento da apuração”, destaca Silva.
Um vídeo obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra o momento em que um policial militar é atingido por um tijolo durante a ocorrência, na Avenida Júlio Raimundo Granja. O policial foi socorrido ao Hospital Municipal Doutor Mário Gatti e passa bem.
De acordo com as informações da Polícia Militar, os agentes de segurança fizeram uma abordagem a um homem. No entanto, outras pessoas chegaram para tentar impedir a prisão e houve troca de tiros.
Confusão, morte e apreensões
A abordagem da Polícia Militar contra o tráfico de drogas aconteceu em uma residência onde Leonardo do Nascimento Mariano, de 18 anos, estava. Ele tentou fugir, entrou em confronto com os policiais e morreu baleado.
Já os adolescentes que também estavam na casa e foram apreendidos são um menino de 16 anos e uma menina, de 17 anos, que está gravida e era namorada de Leonardo. Eles foram encaminhados ao 1º Distrito Policial (DP) de Campinas, onde ficaram detidos.
Entre as drogas apreendidas estão 24 tijolos, uma porção e 1.362 frações de maconha, duas pedras e 1.068 frações de crack, um pedaço e 642 frações de haxixe e 253 envelopes de cocaína. Além disso, foram apreendidos R$ 5.380,95 em dinheiro e materiais para o refino das drogas.
A PM também apreendeu um revólver calibre .38 que estaria com o suspeito e munições e carregadores de pistola que estavam na casa.
Drogas apreendidas em casa em Campinas
Polícia Militar
Familiares dizem que jovem era inocente
À EPTV, familiares e amigos do jovem morto alegaram que ele não estava armado e não tinha envolvimento com drogas.
“Meu filho é inocente e morreu inocente. Por que eles atiraram? É isso que a gente não entende. Trocou tiro com a polícia, mas não tinha arma. Com qual arma que foi trocado tiro?”, indagou a mãe de Leonardo, Aparecida Barbosa Silva.
Helicóptero Águia sobrevoou região que teve troca de tiros entre PM e suspeitos em Campinas
Arquivo pessoal
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.