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Gigantes da moda nacional somam mais dívida que dinheiro no caixa

As gigantes do varejo de moda brasileiro (C&A, Renner, Guararapes, Grupo Soma e Marisa) têm uma somatória de dívidas maior que o dinheiro no caixa. São R$ 10,7 bilhões em débitos e R$ 7,4 bilhões de disponibilidades no 1º trimestre de 2023. A diferença deixa as marcas com um saldo negativo de R$ 3,3 bilhões.

O Poder Empreendedor levantou os dados a partir dos balanços financeiros das companhias, todas com capital aberto na B3, a Bolsa de Valores do país. 

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As empresas, com exceção da Renner, registraram um endividamento maior que disponibilidade de caixa. A Guararapes (detentora da Riachuelo) é a que tem a maior diferença: R$ 1,7 bilhão. C&A (R$ 800 milhões) e Grupo Soma (R$ 700 milhões) vêm em seguida. 

A Guararapes também é a marca com maior dívida bruta: R$ 4,3 bilhões. Renner (R$ 2,4 bilhões) e C&A (R$ 2,2 bilhões) fecham o top 3

Na comparação com o 1º trimestre do ano passado, 3 das varejistas (C&A, Grupo Soma e Guararapes) tiveram um crescimento de dívidas. A Renner diminuiu os débitos em 35% e a Marisa teve uma redução pouco expressiva, de 1%.

A C&A foi a empresa que mais aumentou a dívida em 1 ano: 28%. Guararapes e Grupo Soma empataram com 4%. 

Das 5 corporações analisadas, 3 fecharam o trimestre prejuízo de janeiro a março: 

  • GuararapesR$ 176 milhões;
  • Marisa  R$ 149 milhões;
  • C&AR$ 126 milhões.

Exceto a C&A, as duas primeiras empresas registraram alta no prejuízo em 2023. 

A Renner teve lucro (R$ 47 milhões), mas com queda expressiva de 76% ante os R$ 192 milhões dos primeiros 3 meses de 2022. O Grupo Soma teve aumento de 15% –passou de R$ 43 milhões para R$ 49 milhões. 

INFLAÇÃO, JUROS E SHEIN

Segundo o conselheiro em varejo de moda Marco Muraro, que trabalhou na diretoria comercial da Marisa e da Riachuelo, os resultados negativos das gigantes da moda refletem a situação econômica do Brasil no começo de 2023. 

O especialista afirmou que a inflação elevada diminuiu o poder aquisitivo, especialmente das classes sociais B e C. Esse é o público majoritário das empresas de moda. Consequentemente, as vendas caíram. 

Na visão de Muraro, uma prova dessa análise é que o Grupo Soma –detentor de lojas como Hering, Maria Filó e Off Premium– teve aumento, leve, no lucro em 1 ano. O público-alvo da corporação tende a ser de pessoas da classe A, mais ricas. 

Outro ponto que influenciou negativamente o cenário das companhias foram as vendas de coleções de inverno, disse. Em 2022, as varejistas conseguiram vender bem roupas de frio por causa do tempo. Não houve tanta redução na temperatura nos primeiros meses do ano seguinte, o que tornou as roupas de inverno menos atrativas aos consumidores. 

O prejuízo também foi puxado pelo pagamento de dívidas. Com a Selic –a taxa básica de juros– em 13,75% ao ano desde setembro de 2022, o custo para o pagamento de dívidas aumentou. 

Os débitos, avaliou o conselheiro, foram decorrentes dos empréstimos tomados durante a pandemia. Com as lojas fechadas, as empresas precisaram ir atrás de empréstimos para manter o funcionamento. 

Muitas das dívidas não foram pagas porque as empresas esperam fazer o chamado rolamento, ou seja, aguardaram a queda dos juros para pagar os créditos a custos mais baratos. 

As gigantes brasileiras ainda tiveram que concorreram com lojas on-line estrangeiras que vendem produtos a preços mais baratos, pagam impostos diferentes e praticamente não têm estabelecimentos físicos no país. A Shein é um exemplo. 

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) chegou a propor a taxação de compras internacionais. Entretanto, o governo foi criticado na internet e deu um passo para trás. 

Uma mudança que pode mudar os impactos das varejistas nacionais com as empresas estrangeiras veio na 5ª feira (22.jun.2023). Os secretários de Fazenda estaduais assinaram um convênio que estabelecerá cobrança de 17% das compras eletrônicas de empresas que estão no exterior. Os 26 Estados e o Distrito Federal chegaram a um consenso sobre cobrar ICMS na hora da compra no meio digital.

Para conter os gastos no 1º trimestre, as marcas diminuem os investimentos em novas lojas. A C&A foi a que fez o maior corte desses custos. Evitam abrir novos pontos e ainda fecham. A Marisa, por exemplo, anunciou que vai descontinuar 91 lojas ainda em 2023.

Muraro declarou que os efeitos da economia não afetaram somente as gigantes, mas também os pequenos negócios do varejo de moda: “Está todo mundo sofrendo”

Na análise do especialista, os balanços financeiros das empresas devem começar a mostrar recuperação no 2º semestre de 2023.

As 5 empresas citadas na reportagem divulgam o balanço financeiro do 2º trimestre no começo de agosto. É esperar para ver o que os números vão sinalizar. 


Informações desta reportagem foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.

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