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Gigantes da tecnologia têm de pagar a empresas de mídia

O Congresso do Canadá aprovou, na quinta-feira (22), uma lei que obriga grupos de comunicação online a remunerarem jornais e empresas de rádio e TV pela veiculação de conteúdos jornalísticos na internet. O texto aguarda sanção da governadora-geral do país, Mary Simon.Leia mais notícias internacionais aquiOs parlamentares sinalizaram que a legislação nivela relações entre gigantes do mercado de anúncios, como Google e Meta, e a indústria jornalística. Senadores e deputados oposicionistas votaram com o governo liberal do primeiro-ministro Justin Trudeau.O debate opôs a administração canadense às maiores empresas do Vale do Silício. A Meta havia ameaçado boicotar a legislação com um bloqueio à circulação de notícias em suas redes sociais no território canadense e disse, nesta quinta, que cumprirá a promessa.”Confirmamos que a disponibilidade de notícias será encerrada no Facebook e Instagram para todos os usuários no Canadá antes que o Ato de Notícias Online (projeto de lei C-18) entre em vigor”, disse a big tech em comunicado.A Meta sofreu críticas no início de 2021, quando implementou um bloqueio temporário de notícias em resposta a um projeto de lei semelhante na Austrália, quando páginas, incluindo as de serviços de emergência, também foram bloqueadas.A dona do Facebook tem testado maneiras de restringir notícias no país sem bloquear serviços vitais por acidente, segundo o jornal Financial Times.O ministro do Patrimônio do Canadá, Pablo Rodriguez, afirmou no plenário que o governo local vai reagir às ameaças de Facebook e Google. Ele teve encontros com as duas empresas nesta semana, segundo a TV canadense CTV News.A porta-voz de Rodriguez, Laura Scaffidi, disse que o ministro tinha um encontro marcado na tarde desta quinta com o Google, que ainda não se pronunciou sobre a legislação.A entidade patronal representante da imprensa, News Media Canada, comemorou a aprovação da lei. “Esse é um importante primeiro passo para restaurar a competição justa e garantir a sustentabilidade do ecossistema de notícias canadense.”
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