O Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) estará em Santa Catarina, no início desta semana, para uma série de agendas pelo Estado.
Ele sai de Brasília nesta segunda-feira, às 15h, com uma comitiva de representantes de órgãos federais que o acompanharam nos seus compromissos no Sul.
Em Florianópolis, a primeira agenda será na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), às 17h30.
Depois, palestra no Summit Cidades, no Centro-sul, às 18h30. Amanhã, seus compromissos serão no Contorno Viário.
O ministro vistoria as obras na BR-101/SC, no km 177. Na sequência, em Blumenau, anuncia a liberação do Viaduto Badenfurt, na entrada de Pomerode.
Deputado federal por quatro anos, duas vezes governador de Alagoas, Renan Filho foi eleito senador em 2022, mas não exerceu o mandato, após o convite de Lula (PT) para o ministério.
Em visita recente à Câmara dos Deputados, na comissão de Viação e Transportes, ressaltou que vai pautar seu trabalho pelo diálogo com o parlamento, em especial os da comissão que visitou.
A visita de Renan ao contorno foi articulada pelas bancadas estadual e federal do MDB catarinense, mas era um desejo do ministro desde março.
“Essa obra do Contorno de Florianópolis é a maior obra rodoviária do Brasil no momento, gera 2.500 empregos diretos esse ano. A expectativa é entregarmos ainda em 2023. É uma obra por concessão, privada que certamente estará no plano nacional de investimentos”, disse o ministro respondendo o deputado Valdir Cobalchini (MDB) durante visita recente à Câmara.
Agora que a visita à obra do contorno foi viabilizada, o ministro conhecerá as novidades no Contorno, uma das mais atrasadas do país, aguardada há mais de uma década pelos catarinenses.
Conforme a Arteris, concessionária que realiza a obra nos 50 quilômetros de rodovia, a principal novidade é num dos quatro túneis duplos que fazem parte do projeto.
O túnel 2 segue em fase de escavações subterrâneas, mas a pista Sul registrou o encontro das frentes de trabalho.
É possível que o ministro também saiba do andamento irregular das obras em parte do trecho na cidade de Palhoça, onde trabalhadores reclamam de atrasos no pagamento.
Para realizar essa parte da obra, a Arteris contratou a Azevedo & Travassos e reconhece que, desde 12 de junho, as atividades no trecho sul estão irregulares.
Afirma, entretanto, que vem acompanhando as tratativas para normalizar o andamento, que mantém em dia os pagamentos de seus fornecedores, e empreendeu todos os esforços para solucionar o problema.
“A Arteris Litoral Sul discute desde então alternativas com a contratada para a plena retomada dos trabalhos. A Azevedo & Travassos é responsável por um total de 9,6 quilômetros de pistas duplas e obras de interseção do contorno com a BR-101 Sul e a BR-282”, declarou a Arteris.
Ainda segundo a empresa, as obras nos outros 40 quilômetros seguem normalmente, incluindo os quatro túneis duplos e a intersecção norte com a BR-101/SC.
Na visita ao contorno, o ministro será recebido pela diretoria da Arteris. Conforme a empresa, até maio, 79% da obra estava pronta, incluindo a finalização de seis pontes, 15 passagens em desnível, três trevos completos e 37 quilômetros de pavimentação.
Em toda a extensão da obra, estão em andamento serviços drenagem, terraplanagem, construção de obras de arte especiais, como pontes, viadutos e trevos, além dos trabalhos nos túneis.
No túnel 4, as obras civis foram concluídas e os dispositivos de segurança estão sendo instalados. Nos túneis 1 e 3 está sendo realizada pavimentação.
Conforme o deputado Chiodini (MDB), um dos principais articuladores da agenda, Santa Catarina vai receber o maior volume de investimentos em rodovias federais.
“Essa agenda do ministro é super importante para Santa Catarina. Vamos receber mais de R$ 1 bilhão em obras em rodovias federais, Estado que terá maior volume de recursos do país, o que irá contribuir para o nosso desenvolvimento”, disse Chiodini.
Para Renan Filho, as obras demoram a ser entregues no Brasil, especialmente, por problemas financeiros:
“Para esses quatro anos, a expectativa que temos no ministério, se aprovado o arcabouço fiscal e com a reforma tributária andando, é que tenhamos, 80 bi a R$ 100 bi de investimento público em quatro anos”.
Além da importância da reforma e arcabouço fiscal, vem criticando o teto de gastos.
“O modelo econômico imposto pelo teto de gastos aniquilou investimentos públicos brasileiros ao longo dos últimos anos e isso, na minha visão, precisa ser revisto em parceria com essa comissão para resgatarmos a capacidade de investimento do país e vermos a infraestrutura avançar”.
Infraestrutura no Brasil
- O Brasil ocupa a 59ª posição em competitividade internacional
- É o 3º país onde mais se morre no trânsito no mundo
- Conforme a CNT, 66% da malha federal e estadual está com avaliação regular ruim ou péssima no Brasil
- Em 2022, o Brasil, que tem 215 milhões de habitantes, investiu 1,45 bilhões de dólares em infraestrutura. O Uruguai, que tem 3,4 milhões de habitantes, investiu 1 bilhão de dólares.
- O Brasil investiu seis dólares per capita e o Uruguai 294 dólares.
Fonte: Ministério dos Transportes.
Orçamento do Ministério para SC
2022
- pagamento: R$ 264,5 mi
2023*
- manutenção: R$ 404,4 mi
- construção adequação: R$ 475,7 mi
- Total: R$ 880,1**
- aumento: 3,33x
*Dados apresentados pelo ministro na Câmara
**Conforme Carlos Chiodini, o valor para SC já chega a R$ 1bi.