• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Pescador resgatado após barco virar em SC reencontra professor que o ensinou sobrevivência no mar


Acidente náutico ocorreu no dia 16 de junho. Seis pescadores foram encontrados com vida e outros dois seguem desaparecidos. Pescador resgatado após barco virar em SC reencontra professor que o ensinou sobrevivência no mar
Morgana Fernandes/NSC TV
Djalma dos Santos Silva, um dos pescadores resgatados após o barco pesqueiro virar na costa de Santa Catarina há 10 dias, usou os conhecimentos que adquiriu em um curso de pescador profissional para sobreviver mais de 24 horas no mar.
Uma semana após o acidente náutico, já recuperado das horas à deriva, na sexta-feira (23), ele visitou o professor que o ensinou sobrevivência no mar.
O barco em que Djalma e outros sete tripulantes estavam emborcou no dia 16 de junho, perto de Garopaba, no Litoral. Um dia depois, dia 17, o pescador foi encontrado junto com outros quatro pescadores em um bote inflável. Segundo o sobrevivente, foi graças às aulas que ele conseguiu acionar o equipamento.
“Se não fosse o controle, se não fosse a educação que eu recebi aqui tive aqui no curso, acho que não tinha acontecido o que aconteceu”, disse o sobrevivente.
Além dos cinco pescadores encontrados no sábado, um sexto pescador foi localizado no domingo (18). Até a tarde de domingo (25) dois seguiam desaparecidos.
Pescador é resgatado após sofrer convulsão em barco no mar
Motorista morto após cair com carro em ribanceira é encontrado pelo pai
Curso de pescador
Benjamim Teixeira, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi o responsável pelas aulas do curso de pescador profissional. Após Djalma ser resgatado, foi para o educador que o pescador ligou e agradeceu os ensinamentos.
“A educação transforma vidas e salva vidas. E mostra que nós estamos no caminho certo. Entao, o Djalma voltar aqui para conversar conosco é motivo de maior orgulho. Para um professor, isso sim é recompensador”, disse Teixeira, que também é coordenador do Centro Nacional de Pesquisas do Mar (Cnpmar).
Sobrevivente de acidente com barco agradece professor em Itajaí
Quem são os tripulantes resgatados com vida:
Domingos Pereira do Rosário
Zoel Teixeira Barros
Djalma dos Santos Silva
Mário Gomes Soares
Luiz Carlos Messias da Silva
Deivid Luiz Monteiro Ferreira.
Quem são os tripulantes desaparecidos?
Alisson da Silva Santos
Diego Silva de Brito
Alisson da Silva Santos e Diego Silva de Brito seguem desaparecidos após barco afundar
Reprodução
Uma semana: o que se sabe até agora
Entenda o que é o emborcamento, acidente que virou barco
Dono de barco que virou diz ter esperança de encontrar desaparecidos
Até o momento, não há informações sobre o que fez o barco emborcar, mas sabe-se que o incidente ocorreu quando ainda ocorria o deslocamento do ciclone pela região, segundo a Marinha do Brasil. Uma investigação foi aberta para apurar as causas e os responsáveis.
Navio não afundou, diz Marinha
Inicialmente, a Marinha informou que o barco havia naufragado. Na segunda-feira (19), com a localização da estrutura, a situação mudou e, segundo o órgão, houve um emborcamento da estrutura, que ocorre quando a estrutura virou de cabeça para baixo.
Na quinta-feira (22), a Marinha afirmou que o barco pesqueiro havia desaparecido novamente por conta das condições meteorológicas. Desde então, não há informações sobre a localização da estrutura.
Marinha busca por 2 desaparecidos de naufrágio em SC; 6 tripulantes foram resgatados
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.