• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Policial feminina que participou de curso que terminou em agressão relata perseguição de instrutor: ‘Inadmissível’


Policial feminina que participou de curso que terminou em agressão relata perseguição de instrutor: ‘Inadmissível’. Policial feminina que participou de curso que terminou em agressão relata perseguição de instrutor: ‘Inadmissível’
Uma policial que participava de um curso de capacitação da Polícia Militar no Ceará denunciou o instrutor de agressão com ripa de madeira nas nádegas das alunas. O Fantástico conversou outra policial que participou do curso e ela revela que algumas alunas eram perseguidas pelos instrutores e obrigadas a enfrentar uma sobrecarga na parte física e emocional.
“É inadmissível esse tipo de atitude. Você vai para um curso para se capacitar, não vai para um curso para sofrer um tipo de violência”, conta a mulher, que não quis se identificar.
Segundo o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, Alan Fernandes, o que foi relatado pela policial agredida não faz parte do treinamento policial e não deve ser aceito.
“Reforça uma ideia de exercício de poder desse homem em relação a essas mulheres”, diz.
Entenda o caso
Durante curso tático da Polícia Militar do Ceará com policiais femininas, uma investigadora do Maranhão, de 53 anos, contou que foi agredida após uma discussão que começou por causa de um pedaço de pizza.
“Os instrutores foram comer uma pizza e dividiram algumas alunas para fazer a limpeza. De repente, ouço aquele barulho e ele falando: ‘Roubaram a minha pizza, cadê a minha pizza?’. Foi muito rápido e ele começou a atingir as meninas com paulada. Umas dez mulheres foram agredidas”, relata.
A policial conta que, na sequência, ela e outras três mulheres foram obrigadas a ficar em posição de flexão mais uma vez e apanharam de novo do instrutor Rafael Ferreira Martins.
Em publicação, policial agredida falou sobre o que ocorreu no curso.
TV Globo/Reprodução
“Foi com muito mais violência, com muito mais ódio. Eu não aguentei e, dessa vez, eu gritei. Dei um grito muito alto”, conta ao Fantástico.
Segundo Erik Moraes, advogado da policial agredida, Martins repetiu a posição para humilhar. “Atingir as mulheres na nádega de forma a causar uma vergonha extrema”, argumenta.
Participação da esposa de Martins
Laurice Maia é sargento da PM do Ceará e esposa do instrutor.
TV Globo/Reprodução
Segundo a policial agredida, Martins também fez agressões verbais se baseando em sua origem e idade.
“Ele falava: ‘Essa velha que vem do Maranhão. Essa velha'”, conta.
Ao lado do policial, estava Laurice Maia, que é sargento da PM do Ceará e casada com o instrutor Martins.
“Eu sempre olhava para ela, como se estivesse pedindo uma explicação. Quando eu fui falar com ela, eu vi que ela estava de acordo com aquilo tudo”, conclui.
Outro lado
O instrutor Martins foi afastado do curso logo após a denúncia. Daniel Maia, advogado que representa o instrutor e a sargento Maia refuta a versão de agressão.
“Esse caso é fruto de uma mentira, uma mentira deslavada dessa aluna”, diz.
Ainda segundo o advogado, as lesões teriam ocorrido após um acidente no treinamento. “Ela caiu em cima de cocos e, portanto, os hematomas foram causados por esse instrumento que, na verdade, era um coco. Nada mais do que isso”
A policial chama a versão de absurda e reafirma que levou pauladas. O exame de corpo de delito aponta ferimento por um “instrumento de ação contundente”.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará disse que “detalhes da investigação não podem ser revelados” e que “todas as denúncias apresentadas passam por investigação preliminar para adoção de medidas na esfera criminal”.

Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.