• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Hospital da Restauração atendeu 33 crianças e adultos queimados nas festas juninas; confira causas


Na emergência, maior incidência de pacientes com queimaduras do período junino foi em adultos. Doze crianças foram atendidas no setor de queimados do HR durante o feriado de São João
Reprodução/TV Globo
Parte da tradição junina, fogos de artifícios e fogueiras são as principais causa de queimaduras durante as festividades de São João. No Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife, 33 pessoas foram atendidas vítimas de queimaduras durante as festas.
📲 Compartilhe no WhatsApp
Nos dias 12 e 13 de junho, o HR recebeu oito casos de queimaduras, e em três deles houve internação. Já nos dias 23 e 25, data em que se celebra o São João, 25 pessoas deram entrada no setor de queimados, dos quais 14 ficaram internados. Desses 33 pacientes, 21 são adultos.
Segundo o médico Marcos Barreto, chefe do setor de queimados do HR, os casos tiveram três causas principais. São elas:
🧨 Fogos de artifício;
⛽ Uso de combustíveis em fogueiras;
🫕 Acidentes de cozinha com líquidos quentes.
Para o médico, não houve aumento significativo no número de queimados no período junino de 2022 e 2023. O número saiu de 34 para 33. Ele afirmou, ainda, que falta cuidado das pessoas.
“A diferença foi de apenas um paciente em relação ao ano passado, e grande parte daquilo que aconteceu poderia ter sido evitada”, disse.
Ainda de acordo com Marcos Barreto, entre as crianças atendidas, nenhuma estava sendo supervisionada no momento do acidente.
Entre elas está Maria Luiza, de 2 anos. Filha da dona de casa Karina Souza, ela está internada no HR com queimaduras no joelho e na barriga. A mãe conta que deixou a criança brincando sozinha rapidamente, quando foi surpreendida pelos gritos.
“Ela estava brincando no terreiro e, quando eu vi, ela já veio agoniada, se sacudindo. A gente enrolou ela na toalha e levou para o hospital”, disse.
Como evitar queimaduras
⏩ Não montar fogueiras com mais de um metro altura, evitando que elas desmoronem e causem danos.
⏩ Outro ponto de cuidado se refere ao acendimento delas, já que muitos ateiam gasolina ou álcool para aumentar as chamas, podendo ser atingido.
⏩ Receitas caseiras para tratar queimaduras devem ser evitadas. Para evitar a dor, é necessário expor a área afetada em água corrente de 15 a 20 minutos para aliviar a sensação.
Participe da comunidade do g1 PE no WhatsApp e receba direto no seu celular as notícias do estado.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.