• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Como compostar o seu “lixo” orgânico?


Conheça os métodos de compostagem e quais são as etapas fundamentais para implementá-la em sua rotina Como compostar o seu “lixo” orgânico?
Reprodução/Envato
A compostagem é uma alternativa para a destinação correta e mais sustentável de resíduos orgânicos. Devido ao seu potencial para diminuir os impactos negativos do lixo no planeta, a prática vem ganhando cada vez mais força e destaque.
Por conta disso, muitas pessoas vêm procurando informações para implementar a compostagem na rotina, dentro de suas casas e nas empresas onde trabalham. E tudo começa com as diferentes possibilidades de compostagem. Conheça elas a seguir:
Métodos de compostagem
Existem dois principais métodos, conhecidos como compostagem seca e compostagem úmida. Entenda um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Vermicompostagem, ou compostagem úmida, é a técnica mais conhecida e realiza a decomposição por meio de minhocas. Normalmente é escolhida para a compostagem caseira pois exige menos controle do ambiente e tem um processo mais rápido, levando em torno de 60 dias.
Porém, por conta da metabolização das minhocas, exige alguns cuidados com os tipos de alimentos depositados na composteira e até mesmo o local onde ela fica. Alimentos cítricos, derivados do leite e de origem animal não devem ser descartados por esse método. Além disso, a composteira de minhocas exige uma manutenção mais constante, para evitar maus cheiros e o aparecimento de insetos.
Compostagem Termofílica, ou compostagem seca, é a técnica que utiliza bactérias e fungos naturais do solo, sem ações externas. Sendo ideal para a compostagem de maiores quantidades de resíduos.
Esse método não possui tantas restrições quanto aos tipos de resíduos que podem ser descartados. Até mesmo caixas de pizza e papel toalha engordurados são aceitos no processo.
No entanto, ele exige um maior controle da temperatura e do ambiente, já que precisa de calor acima de 50°C para possibilitar a compostagem. Também, leva mais tempo até finalizar o ciclo e gerar o adubo orgânico.
Como fazer a compostagem?
O passo a passo vai variar de acordo com a compostagem escolhida e o espaço disponível. Porém, existem algumas etapas indispensáveis para qualquer implementação de compostagem:
Informar-se sobre o processo correto. Ter as informações em mãos é importante para evitar dores de cabeça e retrabalho, além de garantir que o reaproveitamento seja de qualidade.
Adquirir os materiais necessários. A compostagem exige uma certa estrutura e equipamentos específicos para cada método, com um investimento que pode variar.
Fazer a manutenção frequente. É indispensável dedicar tempo para garantir que a sua composteira esteja funcionando corretamente e realizando o seu propósito, ao invés de gerar ainda mais resíduos.
Existem, no entanto, empresas que levam acessibilidade à compostagem para pessoas que não possuem esse tempo ou a vontade de lidar com o processo. A Composta+ é um exemplo desse tipo de iniciativa.
Composta+ facilita compostagem para empresas e residências
Apesar de não ser tão complicada quanto o senso comum imagina, existem empresas que facilitam ainda mais o processo da compostagem. Dessa forma, você não tem que se preocupar com a implementação e manutenção da estrutura necessária.
A Composta+ é uma startup que atua em Curitiba e região metropolitana e atende mais de 410 empresas e 1000 residências da cidade, com o objetivo de redesenhar o destino do “lixo” orgânico do mundo.
Para isso, ela disponibiliza recipientes de armazenamento, realiza a coleta de acordo com a necessidade de cada local, transporta e faz a compostagem dos resíduos. Além disso, a Composta+ também fornece recompensas mensais, como adubo orgânico e mudas de hortaliças.
Ainda, para empresas que desejam atuar positivamente no meio ambiente, também colhendo os benefícios do marketing verde, a startup disponibiliza o selo Composta+. A validação, somada aos relatórios personalizados sobre os impactos alcançados, permite agregar os indicadores de sustentabilidade à estratégia de resultados da sua empresa.
♻ Saiba mais sobre a Composta e o processo de compostagem

Adicionar aos favoritos o Link permanente.