• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Gráfico mostra evolução populacional entre as 10 maiores cidades do Vale do Paraíba nos últimos 50 anos


São José dos Campos e Taubaté continuaram sendo as mais populosas. Guaratinguetá, que era a terceira com mais habitantes, perdeu três posições. São José dos Campos continua no topo da lista na região
Divulgação/PMSJC
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta quarta-feira (28), os dados do Censo 2022, que mostraram que a região do Vale do Paraíba atingiu a marca de 2,5 milhões de habitantes.
Entre as cidades mais populosas, destacam-se, é claro, São José dos Campos e Taubaté. No entanto, o g1 realizou um levantamento sobre quais municípios figuravam entre os com mais moradores nos últimos 50 anos na região.
De lá para cá, houve muita mudança na lista dos 10 municípios mais populosos na região, mas uma coisa permaneceu intacta nesse período: São José dos Campos e Taubaté permaneceram sendo as com mais habitantes, na primeira e segunda colocação respectivamente.
Jacareí, por sua vez, é a terceira cidade mais populosa da região desde o Censo de 1980, quando ‘roubou’ a posição que era ocupada por Guaratinguetá no levantamento anterior. O município do Vale Histórico, inclusive, perdeu três posições no ranking nos últimos 50 anos, caindo para o sexto lugar.
Ainda nas 10 cidades mais habitadas de acordo com o Censo 2022, chama a atenção a evolução populacional de Caraguatatuba, no litoral norte. Em 1970, a cidade era a 14ª mais populosa da região e a segunda do litoral norte, ficando atrás de Ubatuba, que ocupava a 13ª posição.
Em 50 anos, Caraguá viu o número de moradores aumentar significativamente e, segundo o último levantamento do IBGE, o município é a 5ª cidade com mais moradores em toda a região – escalando um total de nove posições.
O litoral ainda tem outras duas cidades no ‘top 10’ da região, com Ubatuba ocupando a 8º posição (era a 13ª no Censo de 1970), e São Sebastião, que entrou pela primeira vez na lista das 10 mais habitadas na região.
O crescimento em São Sebastião foi intenso nos últimos 50 anos, o que fez com que o município escalasse oito colocações no ranking, já que, em 1970, era somente a 18ª cidade mais habitada em toda a região.
Adeus, top 10
De acordo com os dados do IBGE, três municípios que figuravam entre os 10 mais populosos da região há 50 anos deixaram a seleta lista com o passar dos anos. O destaque fica por conta de Cunha que, em 1970, era o 10º município com o maior número de moradores no Vale. Agora, ocupa a 17ª posição.
Cruzeiro, que estava entre as 10 até o Censo de 2010, deixou a lista no último levantamento, de 2022. Há 50 anos, o município era o 7º colocado no ranking e, agora, caiu para 11º.
O outro município que abandonou a lista das 10 mais habitadas no Vale foi Aparecida. Segundo o IBGE, a cidade que abriga o Santuário Nacional perdeu seis posições no ranking em 50 anos, passando de 9º para 15º colocado.
Confira a seguir a evolução da população dos principais municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte e o “sobe e desce” no ranking populacional entre 1970 e 2022.

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.