• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Operação Fio Desencapado já apreendeu mais de quatro toneladas de fios em Florianópolis

operacao-fio-desencapado-ja-apreendeu-mais-de-quatro-toneladas-de-fios-em-florianopolis

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública e demais forças de segurança da Capital reforçam as ações da Operação Fio Desencapado – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Florianópolis intensifica as ações de combate ao furto de fios na cidade. O crime ocorre frequentemente na região metropolitana e compromete o dia a dia da população e o funcionamento adequado do comércio e serviços. Apenas neste mês, foram registradas oito ocorrências relacionadas a estes furtos na Grande Florianópolis. Desde janeiro de 2021 até o dia 25 de junho de 2023, este número foi de 93, apontam dados do 1ºCRPM (1º Comando Regional de Polícia Militar).

Para combater o problema, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública e demais forças de segurança da Capital reforçam as ações da Operação Fio Desencapado. O objetivo é ampliar as medidas de segurança, identificar e reprimir os receptadores de fios de origem irregular. Na última terça-feira (27), foi realizada a 11ª fase da ação, na Costeira do Pirajubaé, quando foram recolhidos pouco mais de 50 kg de fios.

Além da apreensão dos fios sem origem comprovada, a Vigilância em Saúde emitiu um Auto de Intimação para que o estabelecimento tenha os devidos cuidados com o acúmulo de água, a fim de prevenir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue.

A administração municipal informa ainda que, caso os proprietários do estabelecimento comprovem a origem da fiação, por meio de Nota Fiscal, será possível recuperar o material recolhido.

Ainda no início deste mês, a Prefeitura da Capital executou a 10ª fase da iniciativa no bairro Chico Mendes, quando foram apreendidas 2,2 toneladas de fios de origem irregular.

Os esforços ocorrem para evitar os prejuízos sofridos por toda a população, lembra o secretário de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes. “A Prefeitura de Florianópolis vem se preocupando bastante com essa questão relacionada ao furto de fios em via pública, que impacta diretamente os serviços prestados pelo município, como iluminação pública, semáforos e coloca em risco, muitas vezes, atividade sensíveis como hospitais, clínicas, além de trazer um grande desconforto a todo cidadão que é impactado”, afirma.

Ações são realizadas de forma contínua

O furto de fios na cidade ocorre frequentemente na região metropolitana e compromete o dia a dia da população e o funcionamento adequado do comércio e serviços – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Segundo ele, a operação é executada de forma contínua, fiscalizando os locais onde esses metais de origem irregular são comercializados. “Nesta fiscalização são abordadas questões relacionadas a meio ambiente, saúde, documentação e permissão para funcionar do estabelecimento. Também é verificada, é claro, a presença ou não de fios que possam ser associados ao crime de furto. Essa operação já vem sendo realizada há mais de um ano, apreendeu várias toneladas de apreensão de fios de origem irregular ou não comprovada e fechou uma dezena de estabelecimentos”, destaca.

Ele antecipa que novas ações devem ser realizadas em breve. “A ideia da operação é muito simples, se você quebra o ciclo de receptação, acaba o interesse sobre esse crime. Afinal, se não há para quem vender, não há por que furtar. Essa operação é continuada e nos próximos dias deve haver mais operações, ações de grande porte, de fiscalização. Que são aquelas que complementam as ações de inteligência e fiscalização do dia a dia”, esclarece o secretário.

Operação é realizada de forma integrada

O objetivo da operação é ampliar as medidas de segurança, identificar e reprimir os receptadores de fios de origem irregular – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Desde que começou a ser realizada na cidade, em 2021, a Operação Fio Desencapado já recolheu cerca de quatro toneladas de fios de origem irregular. Multiagência, a operação tem a participação de todas as fiscalizações da prefeitura, forças policiais e empresas afetadas pelos furtos.

Além da operação, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis tem mantido contato com a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo preventivo, para intensificação das rondas e operações. Com isso, a administração municipal pretende acabar com o crime de furto de fios, que vem ocorrendo frequentemente, principalmente nas pontes que ligam a Ilha ao Continente.

“Estamos atentos e tomando atitudes para coibir esse crime que, infelizmente, tem sido comum em Florianópolis. Esperamos que com as medidas adotadas nós possamos acabar de vez com esse problema”, finaliza o secretário Araújo Gomes.

Projeto prevê penas mais duras para o crime

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 1º deste mês, projeto de lei que estabelece penas mais duras para o roubo ou furto de fios de telecomunicações e energia elétrica. A proposta ainda deve ser analisada pelo Plenário.

Segundo as regras aprovadas pela comissão, o furto de fios e cabos será considerado qualificado, com pena de reclusão de 3 a 8 anos. Já a pena de roubo, de 4 a 10 anos de reclusão, será aumentada de 1/3 até a metade.

Se o furto ou roubo dos fios levar à interrupção do serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, a pena será de reclusão de dois a quatro anos e multa. A pena será dobrada se o crime for cometido durante uma calamidade pública. Atualmente, a pena é de detenção de um a três anos e multa.

O crime de receptação de fios e cabos roubados ou furtados, atualmente não previsto no Código Penal, terá pena de reclusão de quatro a oito anos e multa. A punição vale para quem transportar, conduzir, ocultar, fornecer, empregar, ceder, ainda que gratuitamente, ter em depósito ou expor à venda.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Ocorrências de furto de fios em via pública

Grande Florianópolis

Janeiro de 2021 a junho de 2023 

Relatório Quantitativo de Ocorrências de Furto de Fiação Elétrica período 30/05/2023 à 27/06/2023 – Foto: Polícia Militar de Santa Catarina/Divulgação

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1