• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Morte de mulher no PR é descartada para influenza suína, afirma Sesa


Secretaria afirma que infecção pelo vírus não provocou a morte da mulher de 42 anos residente em Toledo e sim complicações em decorrência de câncer que ela tratava. Relatório será encaminhado a OMS. Morte de mulher no PR é descartada para influenza suína, afirma Sesa
GETTY IMAGES via BBC
A morte de uma mulher de 42 anos em Toledo, no oeste do Paraná, foi descartada para influenza suína, de acordo com nota técnica divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa).
Conforme a pasta, a decisão foi publicada pelo Ministério da Saúde e concluiu que, apesar da paciente ter contraído a doença, a morte ocorreu por complicações do câncer, em estado avançado, que ela tratava.
Em 16 de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu nota confirmando que a morte havia sido causada pelo vírus (H1N1) – variante de origem suína. A mulher contraiu a doença após ter contato com duas pessoas que trabalhavam em granja de suínos.
Relembre o caso: OMS confirma 1ª infecção com morte por influenza suína no Brasil em 2023; vítima tratava câncer e morava no Paraná
Segundo a Sesa, a conclusão de que a morte não foi causada pela doença aconteceu após uma reunião entre profissionais de saúde, especialistas e pesquisadores da pasta, além de representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz, Laboratório Central do Estado (Lacen), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Secretaria Municipal de Saúde de Toledo.
Seguindo o protocolo, o Ministério da Saúde irá encaminhar o novo relatório para a Organização Mundial da Saúde (OMS) para atualização do caso.
Desde 2015, oito casos da doença foram confirmados no Paraná, sem nenhuma morte, segundo a Sesa.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Veja mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • New Page 1