• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Goiaba é quase ‘preferência nacional’


Fruta contém poucas calorias e é rica em pectina, tipo de fibra que produz sensação de saciedade. Goiaba é uma conhecida e rica fonte de vitamina C
Arquivo TG
Se a infância tivesse aroma e sabor, eles seriam os da goiaba. Se as aves ficassem responsáveis pelo paisagismo das estradas, elas seriam alamedas de goiabeiras. E se fosse preciso eleger uma fruta boa de comer a qualquer hora, ótima para transformar em doces e ainda capaz de ‘vender saúde’ para gente e bichos? Nem precisa dizer…
Mesmo quem não cresceu entre goiabeiras e nunca colheu a fruta no pé – ou, numa aventura de moleque, roubou do vizinho – é incapaz de resistir aos encantos da goiaba, uma tentação para todos os nossos sentidos. Quem não se rende diante de uma goiabada caseira, do tipo cascão ou em calda, trazida lá daquela cidadezinha do interior? Ou de uma das sobremesas mais populares em todo o Brasil, a ‘Romeu e Julieta’, comprada em qualquer mercadinho e oferecida também em restaurantes finos?
A goiaba (Psidium guajava) é nativa da América do Sul, mas foi a partir do Brasil que ela se espalhou por todos os países de clima tropical, daqui levada pelos portugueses logo nas primeiras viagens do Século 16. Apesar dessa difusão, ainda hoje somos um dos maiores produtores do mundo.
Brasil é um dos maiores produtores de goiaba do mundo
Arquivo TG
A goiabeira é planta rústica, indicada para ajudar na recuperação de áreas degradadas porque se adapta a qualquer tipo de solo e também porque atrai grande variedade da fauna. Insetos, aves e pequenos mamíferos não resistem ao cheiro e ao sabor da fruta – como os humanos – e ajudam a polinizar suas flores e a espalhar suas sementes, carregando junto outras espécies da flora
Na medicina popular, a fama maior é a de remédio contra a diarreia, ministrado principalmente às crianças. Mas o chá das folhas tenras ou dos brotos da goiabeira ajuda também nos casos de indigestão, hemorragias uterinas, incontinência urinária, inchaço das pernas e pés e cólera infantil, entre outros usos.
Goiabeira é indicada para ajudar na recuperação de áreas degradadas
Giselda Person
A goiaba é uma conhecida e rica fonte de vitamina C – só perde para a acerola. Mas tem também muitas outras propriedades nutricionais e farmacológicas menos comentadas. É quase um ‘coquetel’ contra inflamações, vírus, alergias, cataratas, tumores, e a favor do sistema imunológico.
Pesquisas mais recentes colocaram a goiaba bem à frente do tomate em teor de licopeno, um carotenoide que atua contra vários tipos de câncer, especialmente o de próstata. E o Brasil tem a goiaba campeã de licopeno, a variedade Paluma, a mais vermelha do mundo.
Dependendo da região e das condições de manejo, a goiaba vermelha pode ter, em média, 8,5 mg de licopeno por 100 g, quase o triplo do tomate. Entre as frutas nativas, além da goiaba vermelha, temos confirmada apenas uma outra grande fonte de licopeno: a pitanga madura.
É possível usufruir os benefícios da fruta mesmo em doces, sucos, geleias e outros produtos caseiros ou industrializados, desde que não haja excesso de aquecimento ou estocagem por muito tempo e com exposição à luz.
É possível usufruir os benefícios da fruta mesmo em doces, sucos e geleias
Arquivo TG
O Terra da Gente já mostrou todos os benefícios dessa fruta em uma reportagem gravada em Valinhos (SP), cidade de alta produção desta espécie.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • New Page 1