• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dia de São Pedro: padroeiro dos pescadores tem festa e cerimônias nas igrejas do RJ


Comemorações acontecem nesta quinta (29) em diversas igrejas católicas do RJ, como em Niterói e na Ilha de Paquetá. Padroeiro dos pescadores: Dia de São Pedro chega com festa e cerimônias nas igrejas do RJ
O Dia de São Pedro, celebrado nesta quinta-feira (29), tem comemorações em diversas igrejas do Rio de Janeiro, como acontece há 127 anos na Paróquia de São Pedro, em Jurujuba, Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
O santo é considerado o padroeiro dos pescadores e quem detém a chave dos portões do céu, segundo a crença católica. Por isso, a paróquia recebe as chaves de fiéis para serem abençoadas.
Padroeiro dos pescadores: Dia de São Pedro chega com festa e cerimônias nas igrejas do RJ
Reprodução
O padre Otaviano Almeida conta quem foi São Pedro e o significado da celebração ao santo.
“É um dia especial de catequese, de evangelização e conscientização para nossos fiéis da São Pedro. O que ele foi na igreja… uma pessoa que foi escolhida por Jesus Cristo, foi o primeiro papa que Jesus deixou”, afirmou o padre Otaviano Almeida.
São Pedro recebe homenagens em capela da Ilha de Paquetá
Reprodução
Missa e procissão marítima
A missa na acontece às 9h da manhã e segue com a famosa procissão marítima com as barcas, que parte às 11h da manhã do local, saindo da Praia de Jurujuba, atravessando o mar, contornando a Fortaleza de Santa Cruz e retorna à paróquia. No total, o passeio ao santo acontece em torno de duas horas.
Por lá, a festa começou bem cedo: às 5h da manhã aconteceu a alvorada em homenagem ao santo, seguida por uma sessão de fogos e a santa missa.
“Acordei às 4h da manhã, 4h30 eu cheguei pra participar da alvorada, agora a missa e continuar até o final do dia. Pra mim é sempre muita emoção estar comemorando e louvando a São Pedro “, disse Rodrigo Ferreira, analista jurídico.
“Foi maravilhoso acordar cedinho, ver os fogos, a alvorada e participar da missa do lado de fora”, contou a cozinheira Jussara Moretti.
Padroeiro dos pescadores: Dia de São Pedro chega com festa e cerimônias nas igrejas do RJ
Reprodução
Ilha de Paquetá terá homenagens à São Pedro no fim de semana
A Capela de São Pedro está aberta, nesta quarta, para visitação o dia todo. A estátua, situada em frente ao local, recebeu iluminação especial e flores como forma de presentes e agradecimentos.
São Pedro recebe homenagens em capela da Ilha de Paquetá
Divulgação/Felipe Alexandrino
Uma procissão de barcos sairá da capela nesta sexta-feira (30), às 10h, e irá retornar para Praça das Barcas. O caminho de volta ao local será realizado por uma caminhada coletiva.
Às 11h, acontece a missa, seguida de muita festa durante todo o fim de semana.
São Pedro recebe homenagens em capela da Ilha de Paquetá
Divulgação/Felipe Alexandrino

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • New Page 1