• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

130 alunos de Venâncio Aires participam de estudo para prevenir obesidade

Cerca de 130 crianças de três e quatro anos que frequentam escolas de Educação Infantil do Município de Vera Cruz, participam de um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pela Letícia Schneiders.

Os alunos das Emeis, passarão pela pesquisa da doutoranda que trabalha de forma aprofundada diversos indicadores que vão além do peso e da altura da criança.

Ela verifica o nível de atividade física desempenhado pelos pequenos em determinado tempo considerando alguns exercícios realizados e repetidos, mede circunferência abdominal, verifica o equilíbrio dos pequenos, a velocidade, força, realiza exercícios de cognição e avalia o tempo de tela, ou seja, a quantidade de tempo dedicada ao uso de celular, TV e computador, por exemplo. 

Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal da Educação, Caroline Ortolan,  as visitas da pesquisadora acontecem em dois dias da semana a Vera Cruz e devem durar até dezembro, mas vão se repetir por pelo menos dois anos, o que vai permitir uma comparação interessante do desenvolvimento destas crianças. “Hoje, o estudo que fazemos, recomendado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), envolve apenas verificação de peso e altura, e esse será bem mais aprofundado”, elogia Caroline, que não vai somente avaliar o desfecho peso e altura, mas o que contribui para isso.

O estudo

O projeto “Determinantes  da Obesidade em Pré-escolares Sul-Brasileiros”, desenvolvido pela doutoranda Letícia em Vera Cruz e outros municípios, integra o estudo Sunrise, coordenado na região Sul pela professora Anelise Reis Gaya. O Sunrise é desenvolvido em mais de 60 países e contempla a rotina diária nas crianças em relação ao sono, a atividades físicas e tempo de tela. Busca identificar como estes comportamentos afetam o desenvolvimento integral das crianças e contribuem para o desencadeamento da obesidade. 

Como estas crianças passarão por reavaliações, a intenção é mapear estes fatores e criar estratégias para prevenir a obesidade infantil. “A ideia de acompanhar o desenvolvimento da criança é conseguir identificar os principais fatores que desencadeiam o excesso de peso já na infância, para então traçar estratégias públicas de prevenção da obesidade”, aponta a pesquisadora.

Além de Vera Cruz, Letícia realiza este mesmo levantamento com crianças em outros municípios de realidades distintas, como Canoas, Canguçu, São Jerônimo e General Câmara. “Observamos diferentes realidades sociais e comportamentais, acreditamos que no sul do Brasil existam diversos contextos de saúde que merecem atenção específica quanto à promoção de um estilo de vida saudável e livre de doenças”, relata Letícia.

Fonte: Portal Arauto

The post 130 alunos de Venâncio Aires participam de estudo para prevenir obesidade appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.