• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Ciclones trazem risco de ventos fortes, mar agitado e ressaca em SC, alertam Marinha e Defesa Civil


Especialista orienta evitar áreas de risco e ficar atento a sinais de deslizamentos. Formação de ciclone no Sul do Brasil
Defesa Civil/Divulgação
Dois ciclones extratropicais devem se formar nos próximos dias no litoral Sul do Brasil, alertou a Defesa Civil de Santa Catarina. A influência desses fenômenos pode causar chuva acumulada, rajadas intensas de vento, mar agitado, ressaca e alagamentos costeiros.
Compartilhe no Whatsapp
Compartilhe no Telegram
O primeiro ciclone deve se formar no decorrer de sábado (8) sobre o mar entre o litoral catarinense e o gaúcho. Já o segundo deve surgir entre terça (11) e quarta-feira (12), entre o litoral do Rio Grande do Sul e Uruguai.
Riscos
No caso do primeiro ciclone, a maior influência deve ser observada na manhã de domingo, com a chuva. Os acumulados por chegar a 50 milímetros no Sul de Santa Catarina em 24 horas.
A Marinha alertou para ventos de até 61 km/h do Sul até Florianópolis entre as noites de sexta (7) e sábado. O órgão também prevê ressaca na região Sul, até Laguna. As ondas podem atingir 2,5 metros entre a manhã de sábado e a madrugada de domingo (9).
De acordo com a Epagri/Ciram, na região a média histórica esperada para todo mês de julho fica entre 110 e 130 milímetros.
A influência do segundo ciclone é também chuva, além de rajadas intensas de vento no litoral, mar agitado, alagamentos costeiros e ressaca.
Orientações
O engenheiro civil especialista em geotecnia Ricardo Mirisola declarou que a formação de ciclones é comum nesta época do ano “por causa de frentes frias, que encontram uma zona de baixa pressão”.
Ele alertou para os riscos resultantes da influência do fenômeno, como a chuva. “É estado de alerta porque pode gerar inundações, superando as capacidades dos sistemas de drenagem, e deslizamentos de terra”.
FOTOS: Ciclone pode ter provocado resgate de ave rara no litoral de SC pela 1ª vez em 8 anos
VÍDEO: Prefeito de cidade de SC afetada por ciclone se emociona ao falar sobre estragos
FOTOS: Cidade de SC afetada por ciclone amanhece com sofá no meio da rua
Mirisola também passou orientações para a pessoa se expor menos a perigos relacionados aos ciclones. “Evitarem áreas de risco de inundação. As pessoas que moram em áreas de risco de deslizamento devem ficar muito atentas a cenários de que pode estar ocorrendo um deslizamento, como quando a chuva começa a vir muito enlameada, com pedaços de terra”.
Ele também recomendou ficar atento aos canais da Defesa Civil. Emergências podem ser comunicadas pelo telefone 199 e, aos bombeiros, pelo 193.
VÍDEOS: Previsão do tempo em SC
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.