• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Cooperativismo em prol da comunidade: Embaixada Solidária ganha nova sala de costura

Um remendo não deixa a peça, ele pode até ser imperceptível, mas está lá. Já uma colcha de retalhos pode se tornar uma peça, além de ser única é nova. Assim, muitas vezes é a vida quando a pessoa precisa de um recomeço: uma colcha de retalhos costurados pedaço por pedaço para ser algo novo. Para muitos, ‘costurar’ esses pedaços (que são as experiências, as memórias) é algo que requer ajudar, que requer apoio, que requer uma rede de cooperação.

A Embaixada Solidária Toledo tem ajudado muito imigrantes a ‘costurarem suas colchas’. A entidade não está sozinha, na manhã de quinta-feira (6), a Uniprime Pioneira – junto das demais cooperativas que promovem o Dia de Cooperar em Toledo (Unimed Costa Oeste, Sicoob Meredional, Sicredi Progresso PR/SP, Cresol Integração, Cooarte, Cootroledo e Primato) –  fez a entrega oficial da sala de costura na sede.

O espaço equipado com maquinários e os aparatos necessários para os trabalhos será o local de realização de cursos de costura. Alguns projetos nessa área já estão em andamento, mas com a nova sala será possível ampliar as oportunidades e auxiliar esses imigrantes, pois o processo não é simples; recomeçar em outro país, longe dos familiares, sem dominar o idioma local, sem trabalho, sem um teto, exige ânimo, iniciativa e ajuda. O investimento foi de R$ 106.423,40 na construção dos 70,91 metros quadrados.

Conforme o presidente Uniprime Pioneira e diretor-presidente Uniprime Central Nacional, Orley Campagnolo, a entrega marca a união de esforços dos envolvidos. “É um dia de alegria para todos os parceiros. Todos os anos uma cooperativa coordena uma ação, quando essa iniciativa foi sugerida, não houve exceção dos presidentes quanto a importância disso”.

COOPERAR É FAZER O BEM – Campagnolo recorda que após a busca de informações e a conclusão do diagnóstico das necessidades da Embaixada Solidária Toledo foi decidido pela criação do espaço. Ele pontua que a sala foi o menor dos benefícios se comparado a tudo que pode gerar, os frutos que serão colhidos e os resultados que poderá trazer.

“Toledo vive a demonstração de que o protagonismo é possível fazer em qualquer canto. Além disso, temos a postura fundamental de que cooperar é preciso”, apontou o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, durante a cerimônia de entrega.

O COOPERATIVISMO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES – A fundadora da Embaixada Solidária Toledo, Edna Nunes, destaca que o Dia C de 2022 foi um ‘dia sem fim’. Ela pontua que foi mobilizado um coletivo imenso para que as ações acontecem.

“Vivemos na Embaixada Solidária o cooperativismo com a ajuda mutua de aproximadamente 40 pessoas que doam seu tempo, seu trabalho, seu conhecimento em prol do próximo”, declara ao enfatizar que sala de costura já passa ser utilizada nesta sexta-feira com a realização de aulas dos cursos. “Vislumbro que Toledo também será reconhecida como uma terra que acolhe com dignidade e afeição”.

Da Redação

TOLEDO

Adicionar aos favoritos o Link permanente.