• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ipem-SP apresenta bomba de combustível que dificulta fraude eletrônica

Foi apresentada nesta quinta-feira (6), no Ipem-SP, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, uma nova bomba medidora de combustível, projetada para dificultar fraudes eletrônicas. O objetivo é oferecer mais proteção aos consumidores no abastecimento de combustível.

O equipamento traz como novidade a assinatura digital criptografada das informações entre o medidor e componentes eletrônicos da bomba; a exigência de um compartimento fora da área lacrada, para conexão de sistemas periféricos do posto, e uma porta de comunicação bluetooth, para que o consumidor verifique o abastecimento.

Stelmo Carneiro, executivo da empresa Dover Fueling Solution, que fabrica a nova bomba medidora de combustíveis, comenta sobre o artefato lançado nesta quinta-feira.

Segundo dados apurados na Operação Olhos de Lince, de combate a fraudes na venda de combustível, o Ipem paulista fiscalizou 45 postos no estado, de janeiro a maio deste ano. No período, foram reprovadas quase metade do total, e que resultou em mais de 300 multas aplicadas.

No ano passado, o Ipem paulista apurou irregularidades em 15% das bombas verificadas. Já em 2021 houve ainda mais fraudes – 25% do total – o que equivale a uma em cada quatro bombas de combustível.

A troca das bombas pelos modelos com a nova tecnologia não vai acontecer em todos os locais imediatamente. Quem explica é o superintendente do Ipem-SP, Marcos Guerson.

Lembrando que o consumidor que se sentir prejudicado ao abastecer o veículo, pode denunciar diretamente ao Ipem-SP, através da ouvidoria, no site do instituto. O endereço é www.ipem.sp.gov.br.

Economia São Paulo 06/07/2023 – 15:53 Jacson Segundo/ Renata Batista Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional Combustível Ipem gasolina quinta-feira, 6 Julho, 2023 – 15:53 155:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1