• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Aprenda a receita de uma deliciosa pizza com massa de açaí

Neste 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Pizza! Considerada uma iguaria global, o alimento possui sabores diversos e características próprias em cada parte do planeta, mas é também uma unanimidade quando se fala em prato perfeito para dividir entre os amigos e familiares.
Na região amazônica não é diferente. Por esta razão, o DOL foi atrás de uma receita bastante especial de uma pizza com sabor único, feita a partir de ingredientes regionais e que você certamente vai ficar com vontade de experimentar e se deliciar.Veja também:Aprenda a fazer camafeu de açaí, doce do MasterChef BrasilVeja 5 dicas rápidas para caprichar no churrasco de domingo
A pizza foi criada por Leonardo Mello, proprietário e pizzaiolo chef na Di Mare Pizzeria, um restaurante especializado na harmonização de ingredientes da gastronomia italiana, amazônica e brasileira em Belém.
O paraense decidiu criar a pizza “Pororoca” com base nos conhecimentos que adquiriu ao trabalhar em um navio de cruzeiros, onde teve a oportunidade de experimentar culinárias, ingredientes e sabores em várias partes do mundo. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por di mare pizzeria 🇮🇹 (@dimarepizzeria)
Após concluir os estudos em uma das mais renomadas escolas italianas para formação de pizzaiolos, Leonardo deu início ao processo de criação de sua pizzaria e dos sabores das pizzas, feitas no estilo clássico Napoletano – de Nápoles, na Itália – de preparo das massas.
Como não podia deixar suas raízes amazônicas de lado, ele idealizou o sabor regional da pizza “Pororoca” com ingredientes típicos como camarão, jambu, tucupiry (tucupi com catupiry), mozzarela de búfala e castanha do Pará, além do açaí na composição da massa. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por di mare pizzeria 🇮🇹 (@dimarepizzeria)
Confira a receita da pizza “Pororoca”, feita com massa de açaí:INGREDIENTES
Massa:
– 1kg de farinha de trigo tipo 00 italiana 
– 70g de açaí em pó 
– 600 ml de água 
– 1g de fermento biológico seco ou 3g de fermento biológico fresco
– 25g de sal 
Recheio: 
Para o Pesto
– 3 maços de jambu
– 100 gramas de castanha do Pará
– 250-400 ml de azeite de oliva extra virgem. 
– sal a gosto
– 600 gramas de Mussarela de Búfala 
– 600 gramas de Camarão rosa descascado 
Para o Tucupiry
 – 120ml de redução de tucupi 
 – 600 gramas de requeijão culinário
 – 40 a 50 flores de jambu curtidas no Tucupi
Preparo da massa:
– Dissolva o fermento na água e misture o sal à farinha. Em seguida adicione a farinha à água, aos poucos, até que tudo fique homogêneo. Sove por 20 a 25 minutos. Deixe a massa descansar por 1h30 em temperatura ambiente.
– Depois, faça bolas com aproximadamente 290 gramas de massa pronta. As acondicione em temperatura de 3 a 4°C por no mínimo 48 horas. Retire da geladeira de 2 a 3 horas antes do preparo final
Preparo do pesto:
Lave bem o jambu em água corrente e deixe secar. Em seguida o coloque em um processador, juntamente com a castanha do Pará e o azeite. Bata tudo até obter uma mistura homogênea.
Preparo do recheio:
– Corte a mussarela em cubos e reserve. Limpe bem o camarão e salteie em uma frigideira bem quente com um fio de azeite. Reserve. Ferva as flores de jambu por 2 minutos no Tucupi e reserve.
Preparo do tucupiry:
– Misture o tucupi ao requeijão culinário e reserve.
MONTAGEM
– Abra a massa, preferencialmente com as mãos, empurrando o ar da fermentação em direção às bordas. Adicione o pesto na base, cubra com mussarela de búfala e leve ao forno (convencional por 10 a 12 minutos na temperatura máxima) (napoletano – 90 segundos ) 
– Em seguida, disponha os camarões salteados, o tucupiry e finalize com as flores de jambu.  
Pronto! A pizza “Pororoca” está finalizada e agora basta se deliciar com este delicioso sabor!
DI MARE PIZZERIA
O empreendimento, que possui mais de dois anos de funcionamento na travessa Benjamin Constant, no bairro do Reduto, está em pleno processo de expansão, com a futura abertura de uma nova unidade no bairro do Umarizal. No cardápio “navegando pelos sete mares”, há 20 opções de pizza, entre doces e salgadas, com variações veganas e ovolactovegetarianas.Elas são divididas em três categorias: Tradizionale (Vera Pizza Napolletana), Speciale (Releituras) e Di Mare (Pizzas Autorais). E vão desde sabores simples até os “exóticos”, como calabresa com mel fermentado de cupuaçu, a “Mar Negro” (com massa de carvão vegetal ativado), e a “Pororoca” (com massa de açaí, jambu, ‘tucupiry’, camarão e mozzarela de búfala). Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por di mare pizzeria 🇮🇹 (@dimarepizzeria)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.