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Ações de uma organização impactam diretamente no desenvolvimento sustentável do planeta

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Observando este cenário, a Fepese apoia ações socioambientais Atualmente, falar sobre desenvolvimento sem citar sustentabilidade é praticamente impossível. Isso porque devemos ter uma visão de longo prazo do que queremos para a sociedade. Nesse contexto, o termo sustentabilidade deixa de ser entendido apenas como o cuidado com o meio ambiente e trata-se de um conceito muito mais amplo: ser sustentável é ter o olhar direcionado para o futuro.
Por isso, as pessoas estão cada vez mais se preocupando com os impactos das suas atividades no planeta, com o uso de recursos naturais, com a igualdade de gênero, a inclusão, a diversidade, entre diversos outros pontos.
Essa preocupação interfere diretamente nas relações de consumo, pois os consumidores valorizam mais as empresas que também estão preocupadas com o cenário de desenvolvimento mundial.
O público tem se mostrado cada vez mais atento e exigente em relação às práticas sustentáveis das empresas e também às práticas de inclusão social. Essa preocupação socioambiental se tornou um fator decisivo e afeta diretamente o posicionamento das marcas no mercado.
Olhar direcionado para o futuro
Sustentabilidade é se preocupar com a continuidade de algo, e, consequentemente, com a durabilidade da existência humana. Ou seja, ser sustentável é planejar ações que assegurem um futuro melhor – seja pela qualidade do ar, pela manutenção das florestas ou pela provocação por melhorias nas condições de vida e na realidade social.
Assim, muito além da consciência ambiental, muitas empresas estão adotando as práticas ESG. A sigla, em inglês, representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas. O objetivo do compromisso é mais do que apenas evitar a deterioração dos recursos naturais, mas também combater a ausência de práticas corporativas voltadas para as políticas sociais e a falta de uma gestão íntegra.
Sustentabilidade social
Entre os pilares da sigla, o Social diz respeito ao impacto das decisões e atividades de uma organização sobre a sociedade e o meio ambiente. O principal foco das ações sociais são as pessoas e seus grupos de representação: colaboradores e outros stakeholders, comunidades próximas à empresa, governos e até mesmo o público internacional.
Desenvolver políticas e iniciativas sociais relevantes é um desafio que depende de uma atenção focada nas demandas dos públicos para conciliar a atuação da empresa com práticas que respeitem os direitos humanos e a dignidade das pessoas.
Assim, os investimentos em ações sociais se tornam relevantes para as marcas que se preocupam com o futuro do planeta e não apenas com o próprio crescimento – um ponto-chave para o posicionamento de empresas em um mercado tão exigente. E provocam-se importantes mudanças na realidade das mais diversas comunidades.
Observando atentamente este cenário, a Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos) tem buscado apoiar e investir em propósitos sociais. A preocupação da fundação com o futuro das cidades vem se consolidando em diversas ações que promovem o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Saiba mais acessando o site da Fepese.
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