• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Por que é preciso se reconectar à natureza?

por-que-e-preciso-se-reconectar-a-natureza?


Tema do Projeto EPTV na Escola tem parceria do Terra da Gente e busca conscientizar famílias e educadores sobre a importância de aproximar os mais jovens do universo natural. ‘Por que é preciso se reconectar à natureza?’ é o tema do EPTV na Escola 2023
Arte TG
Quem tem filho pequeno ou adolescente sabe que hoje um dos maiores desafios é incentivá-los a fazer uma atividade que não envolva uma tela. É uma geração com muitos desafios. Desde o enfrentamento de uma pandemia, até uma sociedade com muitos casos de violência, entre outras questões. Mas será que existe um remédio para ajudar a amenizar os impactos de tudo isso? Alguns pesquisadores têm uma sugestão: se reconectar com o que é natural em nós. Segundo algumas pesquisas, nossas crianças e jovens sofrem do que eles chamam de “déficit de natureza” e pagam, muitas vezes sem saber, um preço alto por isso.
Muitas pessoas nem imaginam, mas alguns casos de transtorno de aprendizagem e até de atenção e miopia podem estar associados a essa falta de contato, segundo dados do livro “A última criança na natureza”, do escritor Richard Louv. Segundo dados levantados para a publicação, estudos têm mostrado o impacto da urbanização e do distanciamento da natureza no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. “Esse termo não representa, de forma nenhuma, um diagnóstico médico, mas oferece uma maneira de pensar sobre o problema, com foco nas crianças e em todos nós também”, afirma o autor no livro. E o mais curioso é que o remédio para tudo isso está justamente em restabelecer esse contato. Questões mentais e até a própria coordenação motora podem se beneficiar do chamado “banho de floresta”. Pesquisas recentes têm mostrado resultados surpreendentes na recuperação de pacientes que tem como prescrição médica ir para a mata.
Alunos do 9º ano de escolas das áreas de cobertura da EPTV podem participar
Arte TG
Somos a natureza!
A equipe do Terra da Gente foi convidada a participar do projeto esse ano com a proposta de levar para dentro da sala de aula essa reflexão. Mais do que estimular práticas a ideia é inspirar a conexão. O objetivo da proposta desse ano é levar a mensagem que o programa Terra da Gente já fala há 26 anos: mostrar a natureza do nosso dia a dia, no quintal, no parque da cidade onde as pessoas moram. Ao conhecer, naturalmente se conserva. E ao conservar, os benefícios são para todos e não só para os animais da mata. Muitas pessoas não conhecem as aves que rondam o jardim, ou nem mesmo sabem o nome das plantas que têm em casa. A ideia é provocar essa reflexão e, a partir daí, a mudança de consciência, estimulando esse conhecimento e contato.
Os alunos escreveram redações sobre o tema: “Somos a natureza. Por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?”. Os textos selecionados na primeira fase já estão com os jurados. Os já escolhidos começaram nesta terça-feira uma escala de visitas às sedes da EPTV nas quatro áreas de cobertura da emissora. Além disso, todos os alunos, até os não selecionados, podem participar de um concurso de posts, que tem como proposta, levar o conteúdo de natureza para as atividades pedagógicas.
Além disso, outra novidade desse ano, foi que o Terra da Gente disponibilizou um material de apoio para os professores trabalharem temas associados à natureza em atividades de produção textual. Todo o material está disponível em eptvnaescola.com.br, clicando na aba “TG na Escola”.
Projeto busca incentivar contato com a natureza
Arte TG
Série Especial
O tema deste ano inspirou uma série de reportagens especiais que vai ao ar em setembro no Terra da Gente e no Jornal da EPTV, justamente com essa temática criança/natureza. A intenção é despertar as famílias para a necessidade de trabalharmos juntos na formação de cidadãos mais envolvidos e conectados ao que realmente somos!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1