• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Pesquisa aponta que 70% dos acidentes de trânsito em 2023 envolveram motos em Sorocaba

pesquisa-aponta-que-70%-dos-acidentes-de-transito-em-2023-envolveram-motos-em-sorocaba


Pesquisa também mostra que as vítimas que sobreviveram ao acidente ficam com sequelas Homem morreu após acidente com moto de 800 cilindradas em rodovia de Sorocaba
Arquivo Pessoal
Uma pesquisa feita pelo Centro de Reabilitação Lucy Montoro aponta que 70% dos acidentes de trânsito no início de 2023 envolveram motos em Sorocaba (SP).
A pesquisa também mostra que as vítimas que sobreviveram ao acidente ficam com sequelas. O jovem João Miguel Oliveira Mônica, de 20 anos, é um deles. Ele perdeu os movimentos das pernas depois de um acidente, em novembro de 2021. Ele é um dos pacientes no Centro de Reabilitação e conta que os exercícios o ajudam a ser mais independente.
“Eu acabei colidindo com a moto de um casal, a mulher caiu da garupa e, nessa hora, eu fui socorrer ela. Quando eu cheguei nela, um carro atropelou nós dois. Infelizmente, a mulher morreu no local e eu fui parar no [hospital] Regional”, relembra.
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro é mantido pela Secretaria Estadual de Saúde. Das pessoas que vão até o local depois de sofrerem acidentes de trânsito, 82% estavam de moto. Além disso, 77% destes casos envolveram homens com idades entre 40 e 67 anos.
Pesquisa aponta que 70% dos acidentes de trânsito em 2023 envolveram motos em Sorocaba
Desse grupo, 83% dos pacientes sofreram amputação e os demais perderam os movimentos das pernas. 13% dos pacientes foram vítimas de atropelamento.
“A gente tem um número muito alto de pacientes que têm diferentes tipos de sequelas por causa de acidentes de trânsito, principalmente as amputações, as lesões na medula e as lesões encefálicas. Paralelamente a isso, há aqueles pacientes que apresentam sequelas menores”, explica a diretora médica da Rede Lucy Montoro em Sorocaba, Maria Fernanda Molledo Secco.
A Rede Lucy Montoro faz aproximadamente 4 mil atendimentos por mês. A unidade de Sorocaba oferece atendimento gratuito para pacientes da cidade e de outros 47 municípios da região. O alto número de pessoas atendidas gerou uma fila de espera, com cerca de 90 pessoas que aguardam há pelo menos dois meses por uma vaga.
Segundo apurado pela TV TEM, nos primeiros dois meses do ano, Sorocaba registrou 206 acidentes de trânsito, com sete mortes. Destes, 142 foram com motociclistas, onde três morreram.
Em 2022, no mesmo período, a cidade registrou 244 acidentes e sete mortes. Em 2021, foram 253 acidentes e nove mortes.
O operador logístico Diego Lima, que também é atendido na unidade, luta para recuperar os movimentos do braço esquerdo. Ele sofreu um acidente após desviar de um carro em uma curva.
O jovem já passou por duas cirurgias depois de sofrer um acidente de moto. Agora, ele vai em busca do sonho de poder segurar a filha no colo, meta que foi adiada por conta do acidente.
“O meu acidente foi 12 dias após o nascimento da minha filha. Então, eu não consegui viver essa paternidade de pegar, de brincar. Eu vivi os primeiros meses da vida dela com muita dor, muita dificuldade, não podia mexer o braço. Então, você que causa o acidente, preste socorro, você pode mudar a vida e a história de qualquer pessoa.”
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1