Portugal e Espanha, além de outros países europeus, vivem o caos após um apagão interromper a operação de vários serviços na manhã desta segunda-feira. As autoridades afirmam que serão necessárias de seis a 10 horas para restabelecer a normalidade. Acompanhe a cobertura.
APAGÃO AFETA PORTUGAL, ESPANHA E OUTROS PAÍSES DA EUROPA
Portugal e Espanha enfrentam um apagão nesta segunda-feira. Há relatos de falta de energia em outros países da Europa, como França, Bélgica, Itália, Polônia e Finlândia.
A falta de energia, que começou pouco antes das 12h do horário local (7h de Brasília), interrompeu a operação de vários serviços, como empresas de comunicações, estações de trem e aeroportos.
O fornecimento ainda não foi restabelecido e, segundo projeção do gestor da rede elétrica espanhola, a Red Eléctrica, serão necessárias entre “seis e 10 horas” para que o serviço seja normalizado.
Madri declarou emergência nível 2, em uma escala de gravidade que vai até o nível 3. O status prevê a intervenção do Estado ou das administrações locais para controlar emergências em áreas que podem ter danos extensos.
A vice-presidente da Comissão Europeia, Teresa Ribera, declarou que não “há indícios” que o apagão tenha sido “provocado”. Anteriormente, o ministro-adjunto da Coesão Territorial de Portugal, Manuel de Castro Almeida, havia falado sobre a possibilidade de o apagão ser resultado de um ataque cibernético.