• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

     
  • New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Após prisão de 7 suspeitos de racismo contra Vinícius Júnior, Flávio Dino diz que ‘remédio extremo’ no Brasil não será necessário

Vinícius Júnior saiu do Flamengo ao Real Madrid por 45 milhões de euros

Vinícius Júnior saiu do Flamengo ao Real Madrid por 45 milhões de euros PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta terça-feira que a aplicação do que considerava ser um “remédio extremo” no Brasil para combater os ataques racistas sofridos por Vinícius Júnior na Espanha não deve ser necessário. O político compartilhou uma publicação no Twitter sobre a prisão de sete torcedores suspeitos de envolvimento em crimes de ódio contra o craque brasileiro e parabenizou as autoridades espanholas pelas diligências.

“Assim sendo, não será necessário debate sobre extraterritorialidade. Parabéns aos sistemas de Justiça e de Segurança da Espanha. Desejamos êxito na tarefa de garantir a autoridade da lei contra os racistas”, escreveu o ministro, no Twitter.

Na véspera, Dino havia dito que a pasta estudava acionar uma medida jurídica excepcional caso houvesse omissão das autoridades espanholas nos episódios de racismo envolvendo Vinícius Júnior.

— Estamos, no âmbito do ministério da Justiça, estudando a possibilidade de aplicação de um princípio chamado da “extraterritorialidade”. O Código Penal prevê que, em algumas situações excepcionais, é possível que, no casos de crimes contra brasileiros, mesmo no exterior, haja aplicação da lei brasileira — afirmou o ministro, na ocasião, após participar de um evento em São Paulo promovido pelo Lide, grupo empresarial fundado pelo ex-governador João Doria.

Segundo Dino, tratava-se de um “remédio extremo” que poderia ser necessário caso as autoridades da Espanha não tomassem providências, o que ele acreditava que não ocorreria.

Além de Dino, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também anunciou providências em relação aos casos frequentes de racismo contra o brasileiro. Ela disse que o governo Lula vai acionar o Ministério Público espanhol para investigar possível conivência da federação reguladora do futebol espanhol (LaLiga).

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul