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Abono do PIS/Pasep 2024 começa a ser pago; veja quem recebe

Benefício é liberado nesta quinta-feira a trabalhadores nascidos em janeiro ou servidores com inscrição final zero

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Carteira de trabalho e previdência social; trabalhador formal em 2022 pode receber abono do PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começam a pagar, nesta quinta-feira (15), o abono do PIS/Pasep 2024 a trabalhadores com direito ao benefício.

O calendário de pagamento vai até agosto, mas os valores podem ser sacados até dezembro.

Quase 2 milhões de profissionais vão receber o dinheiro. Ao todo, no ano, serão destinados R$ 28 bilhões para 25 milhões de trabalhadores. Deste total, 22 milhões são de trabalhadores de empresas privadas e 2,9 milhões, servidores públicos.

Em 2023, foram pagos R$ 25 bilhões para 24,5 milhões de profissionais.

TIRE SUAS DÚVIDAS
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
Como é feito o pagamento do PIS?
Como é feito o pagamento do Pasep?
Como fazer a consulta para saber se vai receber o abono?
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Carteira de trabalho e previdência social; trabalhador formal em 2022 pode receber abono do PIS/Pasep – Gabriel Cabral
O valor do abono salarial vai de R$ 118 a R$ 1.412, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base de 2022, referência para o pagamento do abono em 2024.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o aumento do salário mínimo trouxe ganhos reais aos trabalhadores com direito ao abono salarial, refletindo em acréscimo de até R$ 92.

VEJA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO ABONO DO PIS EM 2024
Nascidos em Recebem a partir de Data final de pagamento
Janeiro 15/02/2024 27/12/2024
Fevereiro 15/03/2024 27/12/2024
Março e abril 15/04/2024 27/12/2024
Maio e junho 15/05/2024 27/12/2024
Julho e agosto 17/06/2024 27/12/2024
Setembro e outubro 15/07/2024 27/12/2024
Novembro e dezembro 15/08/2024 27/12/2024
VEJA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO ABONO DO PASEP EM 2024
Final da inscrição Recebem a partir de Data final de pagamento
0 15/02/2024 27/12/2024
1 15/03/2024 27/12/2024
2 e 3 15/04/2024 27/12/2024
4 e 5 15/05/2024 27/12/2024
6 e 7 17/06/2024 27/12/2024
8 15/07/2024 27/12/2024
9 15/08/2024 27/12/2024
QUEM TEM DIREITO AO PIS/PASEP?
Tem direito ao abono os trabalhadores que:

Estão cadastrados no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
Tenham trabalhado formalmente no mínimo 30 dias no ano de 2022;
Tenham recebido, no ano de referência (2022), média mensal de até dois salários mínimos;
O empregador informou corretamente os dados do funcionário na Rais (Relatório Anual de Informações Sociais) do ano-base
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Saiba quem tem direito ao abono do PIS/Pasep

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https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1768793512064144-saiba-quem-tem-direito-ao-abono-do-pis-pasep#foto-1780127716175611
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COMO É FEITO O PAGAMENTO DO PIS?
O pagamento do PIS (Programa de Integração Social) é feito pela Caixa a trabalhadores da iniciativa privada que têm carteira assinada. O dinheiro é liberado automaticamente para quem é cliente do banco, conforme o mês de aniversário do trabalhador.

Neste mês, serão pagos R$ 1,9 bilhão aos trabalhadores nascidos em janeiro. Os valores do abono salarial variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base, que é 2022.

Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa terão crédito automático. Os demais beneficiários receberão na poupança social digital movimentada pelo Caixa Tem.

No Caixa Tem, é possível pagar contas, fazer transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual.

COMO É FEITO O PAGAMENTO DO PASEP?
Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é pago pelo Banco do Brasil a servidores que trabalharam no ano-base de 2022. A liberação dos valores ocorre conforme o número final de inscrição do servidor público.

O calendário vai de fevereiro a agosto, com data-limite para o saque em 27 de dezembro. Clientes do Banco do Brasil recebem direto na conta. Os demais devem procurar uma agência bancária para sacar o dinheiro.

COMO FAZER A CONSULTA PARA SABER SE VAI RECEBER O ABONO?
A consulta é feita por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no Portal Gov.br.

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Está disponível nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS). O desenvolvedor do aplicativo oficial é o Serviços e Informações do Brasil.

VEJA ABAIXO O PASSO A PASSO:
entre em “Cadastrar” e preencha o nome completo, CPF, celular e email. Marque a captcha “Não sou um robô

leia e aceite os termos de uso e a política de privacidade. Clique em “Continuar”

em seguida, o programa faz cinco perguntas sobre sua vida pessoal ou profissional

valide o cadastro no link enviado para o email e digite o código de verificação mandado por SMS para o celular cadastrado

é preciso ter conta no Gov.br. Se você não tem, clique aqui para saber como fazer. Informe CPF e senha

no menu, vá em “Benefícios”, selecione “Abono salarial” e em seguida selecione o ano-base e veja se você receberá ou não o benefício

Site portal de serviços do governo federal:

acesse esse link (https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login); é preciso ter conta no gov.br e informar número de CPF e senha

vá em “Abono Salarial” e em seguida selecione o ano-base e veja se você receberá ou não o benefício

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