• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Sem leitos no Sul de SC, grávida em risco é transferida de helicóptero para hospital de Lages

Uma grávida, de 34 semanas, precisou ser transferida às pressas do hospital de Araranguá para Lages, devido à falta de leitos de UTI neonatal no Sul de Santa Catarina. O transporte foi feito nessa terça-feira (23) pelo helicóptero da Polícia Civil.

Grávida é transferida de hospital por falta de leitos

Grávida em risco é transferida de helicóptero para hospital de Lages – Foto: Saer e Sarasul/Divulgação/ND

Segundo os socorristas do Sarasul (Serviço Aeromédico), a paciente, de 29 anos, precisava dar à luz, em razão de uma hipertensão severa. Porém, como não havia leitos de UTI disponíveis para recém-nascidos naquele hospital, a mulher foi levada para Lages.

Após o transporte aéreo, a grávida foi conduzida de ambulância até o Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, para o parto. A reportagem questionou a SES (Secretária do Estado da Saúde) sobre o estado de saúde da paciente, mas não obteve retorno.

Lotação em UTIs

Os leitos de UTIs para bebês, crianças e adolescentes estão lotados no Sul catarinense. Dos 28 leitos neonatais ativos na região, todos estão ocupados, assim como os 14 pediátricos. Os dados são do painel da SES, atualizados às 22h dessa terça-feira (23).

Leitos neonatal ativos

  • Hospital Materno-Infantil  Santa Catarina, em Criciúma, 13 leitos (lotado);
  • Hospital Regional de Araranguá, 9 leitos (lotado);
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, 6 leitos (lotado).

Leitos pediátricos ativos 

  • Hospital Materno-Infantil  Santa Catarina, em Criciúma, 9 leitos (lotado);
  • Hospital Regional de Araranguá, 1 leito (lotado);
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, 4 leitos (lotado).

Novos leitos, mas sem definição para o Sul

Com alta lotação leitos de UTI infantil em Santa Catarina, o governo do Estado anunciou que 32 novas unidades devem ser abertas em duas regiões catarinenses, nos próximos dias. Os leitos visam atender o público infantil, diante da alta demanda.

O anúncio foi feito pelo governador Jorginho Mello. Dos novos leitos, a maioria deve ser instalada na região do Vale do Itajaí, onde está prevista a abertura de 20 novas vagas no Hospital Imigrantes, em Brusque.

Outros 12 leitos de UTI Neonatal serão abertos na Grande Florianópolis, sendo cinco no Hospital Ilha e sete no Hospital Regional de São José. Porém, não houve anúncio de novos leitos infantis no Sul catarinense.

Sobrecarga no sistema

De acordo com a SES, Santa Catarina tem registrado aumento de casos de doenças respiratórias, o que tem gerado grande demanda de leitos hospitalares infantis. A alta demanda tem sobrecarregado o sistema de saúde, conforme a pasta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.