• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Biden diz que Putin é responsável pela morte de Alexei Navalny

O presidente americano, Joe BidenO presidente americano, Joe Biden — Foto: Mandel Ngan/AFP
Democrata afirmou que ocorrido ‘é mais uma prova da brutalidade’ do líder russo e pressionou os republicanos da Câmara para que o pacote de ajuda à Ucrânia seja aprovado
O presidente americano Joe Biden afirmou, nesta sexta-feira, que o líder russo, Vladimir Putin, é responsável pela morte de Alexei Navalny, o principal opositor do Kremlin. Segundo o democrata, “o que aconteceu a Navalny é ainda mais uma prova da brutalidade de Putin”. O democrata elogiou o ativismo do opositor e sua coragem de retornar ao país após ter sido envenenado em 2020, declarando que ele “foi uma voz poderosa pela verdade”.
Biden ainda usou a morte de Navalny para pressionar os republicanos da Câmara, já que a ajuda à Ucrânia depende da aprovação deles. O líder americano, que em 2021 prometeu “consequências” se o opositor morresse na prisão, deixou claro que não há muito mais a ser feito atualmente, porque nos três últimos anos os Estados Unidos já tomaram amplas medidas contra a Rússia em resposta à invasão da Ucrânia. Apesar disso, ressaltou que está “considerando uma série de opções”.
Questionado sobre a possibilidade do opositor ter sido assassinado, Biden disse que ainda não se sabe exatamente o que aconteceu, mas que “não há dúvida de que a morte de Navalny foi consequência de algo que Putin e seus capangas fizeram”.
A declaração está alinhada com a do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que disse que a União Europeia (UE) “responsabiliza o regime russo por esta morte trágica”. O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, também acusou o governo de ser “responsável” pela morte.
‘Permanentemente congelada’: Como é a prisão no Ártico onde principal opositor de Putin morreu
A Chancelaria russa, por sua vez, rejeitou o que chamou de “acusações grosseiras”. “Em vez de fazer acusações grosseiras, valeria mais dar demonstrações de moderação e aguardar os resultados oficiais da investigação médica”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores russo. Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov acusou os líderes ocidentais de reações “absolutamente inaceitáveis” e “histéricas”. A esposa de Navalny, Yulia, disse que considera Putin pessoalmente responsável pela morte de seu marido.
Nesta sexta-feira, o Serviço Penitenciário Federal do país declarou que Navalny “sentiu-se mal após uma caminhada, perdendo quase imediatamente a consciência”. O órgão afirmou que as causas da morte estão sendo investigadas. Porta-voz do detento, Kira Yarmysh, disse que ainda não tem “nenhuma confirmação” sobre o ocorrido.
Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *