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Voluntariado e ESG nas Empresas

O voluntariado empresarial e o ESG (Environmental, Social and Governance) são dois conceitos que têm ganhado cada vez mais relevância no mundo corporativo. Quando interagem, eles podem potencializar a estratégia de sustentabilidade de uma empresa.

 

O voluntariado empresarial é uma prática que vem ganhando força desde a década de 90 no Brasil. Ele se consolidou quase como uma regra para as empresas que desejam oferecer mais valor aos seus colaboradores e estabelecer relacionamentos genuínos com as comunidades em suas áreas de influência.

Os programas de voluntariado empresarial cresceram e se tornaram mais visíveis. Algumas empresas começaram a prever um número de horas por ano para a realização de atividades comunitárias.

O engajamento é reconhecido e as areas de gestão de pessoas entendem que o serviço voluntário é um aliado no desenvolvimento de competências, aumento do sentimento de pertencimento, melhoria do clima organizacional e estímulo à participação cidadã.

O ESG é um tema fundamental para os gestores de impacto socioambiental e governança. O domínio do conceito se faz essencial.

E nesse contexto, cada vez mais os programas de voluntariado se trasnformam em ferramentas poderosas para a construção dessa estratégia.

A interação entre o voluntariado e o ESG nas empresas ocorre quando as ações de voluntariado são alinhadas aos princípios de ESG.

Ao estimular o voluntariado entre os seus colaboradores, uma empresa pratica seus valores e materializa, em forma de ação, os seus princípios ESG.

O voluntariado corporativo é um elemento coringa para a agenda ESG das empresas, porque desenvolve os colaboradores ao mesmo tempo em que gera impacto positivo nas comunidades.

O voluntariado corporativo é uma maneira eficaz de materializar os princípios ESG nas empresas. Algumas maneiras pelas quais isso acontece:

Ambiental (E): As ações de voluntariado podem incluir práticas para diminuir o impacto ambiental e esforços para a conservação do meio ambiente, como reflorestamento e gestão de resíduos.

Social (S): O voluntariado corporativo melhora o relacionamento das empresas com seus parceiros, incluindo colaboradores, fornecedores, clientes e a sociedade. Isso pode envolver o respeito aos direitos humanos em cadeias produtivas, a melhoria das condições de trabalho, o treinamento e a capacitação dos colaboradores, o estímulo à inclusão e diversidade e o impacto positivo nas comunidades onde as empress estão inseridas.

Governança (G): O voluntariado corporativo também pode promover boas práticas de administração nas empresas, como transparência e comportamentos éticos.

Além disso, o voluntariado corporativo pode ser visto como uma ferramenta estratégica dentro das empresas, pois além de gerar impacto nas comunidades, também educa e desenvolve colaboradores.

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