• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

El Niño que ‘inaugurou’ outono pode ser sucedido pelo fenômeno La Niña

O outono 2024 começou ainda sob a influência do El Niño, mas segundo o potal meteorológico MetSul Meteorologia, o fenômeno deverá chegar ao fim nas próximas semanas e dar lugar a La Niña.

Conforme o MetSul, após o término do El Niño, haverá uma uma fase neutra no Oceano Pacífico, ou seja, a ausência dos fenômenos.

Esse período de neutralidade deverá ser breve e a La Niña, pode se instalar no final do outono ou durante as primeiras semanas do inverno, entre junho e julho.

Outono começará com El Niño e pode terminar com El Niña

Outono começará com El Niño e pode terminar com El Niña – Foto: NOAA/Reprodução/ND

La Niña pode acontecer no final do outono

Nas próximas semanas áreas com águas mais frias do que a média vão ficar cada vez mais evidentes na faixa equatorial, à medida que começa o processo de formação da La Niña. Isso provoca a chegada à superfície de águas mais frias vindas do fundo do mar.

O fenômeno aumenta a possibilidade de estiagem e de frio no Sul, enquanto no Norte e no Nordeste provoca aumento da chuva.

A NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) emitiu um “La Niña Watch” ou aviso de La Niña, indicando a possiblidade de retorno do fenômeno, mesmo que as condições atuais ainda sejam de El Niño e moderado.

Previsão para os próximos meses

Conforme a mais recente estimativa da NOAA, há uma probabilidade de 83% de que o El Niño chegue ao fim e o Pacífico Equatorial e evolua para uma condição de neutralidade agora no trimestre de abril a junho.

Probabilidade de La Niña atinge 85% na primavera – Foto: NOAA/Reprodução/ND

A partir do mês de maio até julho, as probabilidades são de 3% de El Niño, 65% de neutralidade e 32% de La Niña. Já para o trimestre de inverno de junho a agosto, 1% de probabilidade de El Niño, 37% neutro e 63% de La Niña.

No trimestre de julho a setembro, 1% de El Niño, 24% de neutralidade e 75% de La Niña. No trimestre agosto a outubro, 1% de El Niño, 17% de neutralidade e 82% de La Niña. No trimestre de primavera, por fim, entre setembro e novembro, 1% de El Niño, 14% de neutro e 85% de La Niña.

Assim, com base na estimativa da NOAA, haveria uma repetição do que se viu no ano passado, mas com sinal contrário. Em 2023, a transição de La Niña para El Niño foi muito rápida.

Para 2024, a agência de tempo e clima dos Estados Unidos projeta uma transição novamente muito rápida, mas desta vez de El Niño para La Niña.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.