• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Chef de Pomerode desenvolve receita especial de peixe para a Quaresma

O peixe é um dos alimentos mais consumidos na época da Quaresma, período que antecede a celebração da Páscoa. Pensando nisso, o chef alemão Heiko Grabolle, do restaurante Biergarten Pomerânia, em Pomerode, desenvolveu um prato especial à base de tilápia, espécie preferia entre os catarinenses.

Chef de Pomerode desenvolve receita de peixe ideal para fazer na Quaresma  – Foto: Danilo/Divulgação ND

De água doce e fácil de cultivar, a tilápia pode ser servida de várias formas, sendo famosa em receitas desenvolvidas nas cozinhas brasileiras.

“A tilápia virou um peixe da moda porque o filé é carnudo, tem sabor neutro e a espinha fica concentrada bem no meio, fácil de remover. Os cozinheiros e as pessoas em casa têm descoberto cada vez mais a versatilidade da tilápia”, analisa Heiko.

O chef alemão Heiko Grabolle pensou em um prato ideal para está época, em que o peixe predomina nas mesas dos catarinenses – Foto: Danilo/Divulgação ND

Chef desenvolveu prato especial com tilápia e batatas

O chef aproveitou a época da Quaresma para compartilhar o prato especial que desenvolveu especialmente para esta época do ano. Segundo o Heiko, a tilápia é um ingrediente que conecta as cozinhas brasileiras e alemã.

Comum em restaurantes da Alemanha, no Biergarten em Pomerode, o chef serve a tilápia feita à milanesa, acompanhada de maionese ou batatas fritas.

Frito, assado ou empanado, o peixe é um dos principais itens consumidos na Quaresma, sendo um alimento rico em proteínas, mas com quantidade baixa de carboidratos, o que proporciona uma refeição leve e saudável.

Heiko desenvolveu dois pratos à base de tilápia - Danilo/Divulgação ND

1
3

Heiko desenvolveu dois pratos à base de tilápia – Danilo/Divulgação ND

Tilápia à milanesa com uma salada especial de batata - Danilo/Divulgação ND

2
3

Tilápia à milanesa com uma salada especial de batata – Danilo/Divulgação ND

Chef desenvolveu prato especial para a quaresma  - Danilo/Divulgação ND

3
3

Chef desenvolveu prato especial para a quaresma – Danilo/Divulgação ND

Restaurante utiliza tilápias de produtores locais

Em Santa Catarina, há cerca de 31 mil produtores de peixe, conforme dados da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). O restaurante Biergarten Pomerânia utiliza as tilápias cultivadas em lagoas do bairro Testo Rega, contribuindo para a economia local.

Conforme o restaurante, a família Gaulke possui os reservatórios há 25 anos, mas somente há cinco transformou os peixes em negócio, com estrutura para abate, controles sanitários e clientela regular.

Na Quaresma do ano passado, a família vendeu 12 toneladas de peixes, beneficiados em postas ou filés. “As tilápias representam 95% das nossas vendas”, explicou Lore Wachholz Gaulke, uma das proprietárias do local.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.