• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Nos 351 anos de Floripa, Maratona Cultural reúne mais de 180 mil pessoas

Maratona Cultural atrai mais de 180 mil pessoas, celebrando os 351 anos da capital com arte, música e gastronomia em 15 bairros – Foto: Leo Russo/Prefeitura de Florianópolis

Referência nacional e internacional em turismo, tecnologia, gastronomia e economia criativa, Florianópolis comemorou seus 351 enaltecendo as características que a tornam uma capital única no país: uma metrópole que respira efervescência cultural e inovação, mas mantém sua essência, as tradições perpetuadas desde o princípio, quando era conhecida como Ilha de Desterro.

Do Centro a bairros como Ribeirão da Ilha, ou Santo Antônio de Lisboa, por exemplo, os visitantes e as novas gerações de manezinhos convivem diariamente com a memória da cidade, estampada em grafites nas ruas, muros e prédios, nos casarões históricos, no sotaque inconfundível e jeito acolhedor de seu povo, e em cantinhos bucólicos que parecem ter congelado no tempo.

Pitty e grandes shows marcam a Maratona Cultural em comemoração aos 351 anos de Floripa – Foto: Matheus Vargas/Prefeitura de Florianópolis

Uma das atrações deste aniversário do município, comemorado há uma semana, nos dias 22, 23 e 24 de março, a Maratona Cultural, realizada durante todo o final de semana, recebeu mais de 180 mil pessoas de acordo com a organização do evento e a prefeitura. Foram mais de 370 ações em 15 bairros. A principal concentração ocorreu no aterro da Baía Sul, com show nacionais de Pitty, Maria Rita, Pato Fu e Boogarins.

“Com 351 anos, Floripa é uma cidade jovem que inova e se renova a cada dia. Cada aniversário representa o futuro que estamos construindo juntos. O último final de semana foi uma prévia deste futuro que buscamos, com a tradição, cultura, natureza e o progresso em harmonia”, ressalta o prefeito Topázio Neto.

“Tivemos uma adesão importante da população no final de semana de aniversário”, acrescenta Zena Becker, secretária de Turismo, Cultura e Esporte. “Nossa cidade completa mais um ano com entregas importantes e históricas para Floripa. Eventos ótimos, organizados e seguros para todos aproveitarem. E claro, também inauguramos espaços que serão favoráveis para promoção do esporte, da saúde, do turismo e da nossa economia”, afirma a secretária.

Maior obra de alargamento da Capital

Uma destas entregas foi a nova praia de Jurerê. No dia 23 de março, a Prefeitura de Florianópolis entregou oficialmente o engordamento do balneário à população. A obra é a maior e mais rápida deste tipo já realizada na cidade e foi executada em menos de 60 dias. O serviço de dragagem foi concluído em 44 dias.

O alargamento, iniciado em 26 de fevereiro, ocorreu nos 3,38 km entre o costão do lado, conhecido como Internacional, até cerca de 50 metros do costão do trecho conhecido como Tradicional, que faz divisa com Canajurê, que não foi alargado devido ao Rio das Ostras. Nessa extensão foi espalhado um volume de 500 mil metros cúbicos de areia.

A obra de engordamento recuperou estes 3,38 km de orla da praia, resultando em uma faixa de areia de cerca de 40 metros.

“Este terceiro alargamento de praia é um marco que orgulha e inspira todos os envolvidos. Buscamos e conseguimos fazer mais e melhor para Florianópolis. Agora, temos uma praia novinha para todos aproveitarem”, ressalta o prefeito Topázio Neto.

Parque do Abrãao tem uma das maiores pistas de skate de SC

Ainda no aniversário da cidade, no dia 23 de março, foi entregue à comunidade a revitalização do Parque do Abraão, uma grande estrutura esperada pela comunidade local. O espaço teve a implantação de quadra de basquete, áreas de lazer, parquinho infantil e quiosques para alimentação.

Também foi construída no parque a primeira pista de Skate do Continente e a segunda maior de Santa Catarina, de acordo com as normas e especificações da Confederação Brasileira de Skate. A pista tem 1.355,90 m2, com uma pista de skate Street de 744,90 m2 com arquibancada. De acordo com o município, estas pistas têm detalhes estratégicos: o design curvo (mesmo da Street) harmoniza com a paisagem, e o concreto, permeado por áreas verdes e taludes gramados, a fim de minimizar o impacto visual dos volumes elevados. De acordo com a Prefeitura, o espaço foi desenvolvido com apoio de skatistas locais e atletas renomados.

Todas estas áreas foram integradas no ambiente e à paisagem, dando suporte a todos os usuários do parque e proporcionando maior conveniência, comodidade e acessibilidade, segundo o município. O local conta ainda com pet place e estacionamento com 93 vagas.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.