• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Florianópolis sedia reuniões do Conselho Nacional de Educação; confira programação

Os desafios e soluções da educação em Santa Catarina e no Brasil estão sendo discutidos até quinta-feira (18) durante a reunião ordinária itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE) em Florianópolis. O evento conta com a participação dos principais atores do cenário educacional, autoridades políticas, empresariais e representantes de classe da região Sul do país.

Florianópolis sedia reuniões do Conselho Nacional de Educação

Evento conta com a participação dos principais atores do cenário educacional do país – Foto: MANDACARU FOTOGRAFIA/ND

O encontro na capital catarinense é a terceira etapa da série de reuniões, que anteriormente ocorreram nas regiões Norte e Nordeste no ano passado e está programada para seguir para o Centro-Oeste em junho deste ano, visando discutir as demandas específicas de cada região.

Serão seis encontros a partir desta terça-feira (16) com o debate de temas cruciais como o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias e o caso do Programa Universidade Gratuita.

Também serão discutidos os desafios futuros da Educação Profissional Tecnológica, a formação continuada de professores, a organização acadêmica da Universidade Brasileira, a trajetória e desafios da Pós-Graduação Stricto Sensu, além da importância da Educação Infantil e da Educação Integral.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), do TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina) e do Sesi (Serviço Social da Indústria).

“É muito importante que o CNE mantenha essa aproximação regional, pois é uma forma de estreitar laços, ampliar o diálogo e tornar o conselho mais acessível às demandas da sociedade em relação às políticas educacionais”, relata o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi.

Ele ainda complementa ao falar que “a educação não é feita somente para educadores. A educação possui diversas interfaces que dependem da formação ampla, de massa e de qualidade. Santa Catarina é notável em diversos setores, então é importante que políticas sociais tenham visibilidade, já que o estado é um polo industrial portador de boas práticas”.

Encontro importante para o Estado

A iniciativa é liderada por duas figuras de destaque na área educacional catarinense, que ocupam assentos no Conselho Nacional de Educação: o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e a presidente da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta.

Durante a tarde desta segunda-feira (15), ocorreu uma solenidade de abertura, na qual o secretário da educação pôde destacar a importância do evento para o Estado. “Ter a presença do Conselho Nacional de Educação é um momento importante para a história da educação de Santa Catarina, que vem com o grande objetivo de ouvir as instituições de educação básica, as instituições de educação superior e também os profissionais da educação”.

Cimadon ainda enfatizou como o Governo do Estado planeja mostrar ao órgão o programa Universidade Gratuita. “Mostraremos ao Conselho Nacional o objetivo e a filosofia do programa, as quais são da efetivação de uma universidade pública não estatal. Isso porque o aluno recebe gratuidade à medida que faz o ensino superior, mas, ao mesmo tempo, ele tem uma contrapartida, não sendo, portanto, integralmente gratuito. Vamos mostrar essa experiência e também a experiência com o programa CaTec (Catarinense Técnico), que oferece ensino médio concomitante ao ensino técnico, lançado este ano”.

Luciane Ceretta complementa ao enfatizar que Santa Catarina se destaca nos indicadores educacionais, tanto na educação básica quanto na educação superior, com formatos pedagógicos formativos e programas de acesso e permanência de estudantes diferenciados.

“Ter o Conselho Nacional de Educação trazendo as pautas emergentes nacionais no campo da educação, tanto no ensino técnico profissionalizante, quanto na educação superior, quanto na educação básica, na formação de professores aqui no Estado, é uma oportunidade ímpar para todo o Sul do país de dialogar sobre essas pautas e, ao mesmo tempo, do próprio Conselho de ter a leitura desta região, permitindo decisões mais assertivas”, relata.

Programação do Conselho Nacional de Educação

16/04/2024

  • 10h às 12h – IES Comunitárias, Universidade Gratuita (cases de sucesso), na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);
  • 14h às 17h – Educação Profissional Tecnológica: Os dilemas futuros da EPT, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);

17/04/2024

  • 10h às 12h – Formação Continuada de Professores, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina;
  • 15h às 18h – Organização Acadêmica da Universidade Brasileira – Trajetória, Diferenças e Convergências, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina;

18/04/2024

  • 10h às 12h – Pós-Graduação Stricto Sensu – Trajetória e Desafios, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina;
  • 15h às 18h – Educação Infantil e Educação Integral, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.