• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Implante dentário: professor de Florianópolis cria técnica inovadora e de rápida recuperação

Implante dentário: professor de Florianópolis cria técnica inovadora e de rápida recuperação

Professor de Florianópolis cria técnica inovadora e de rápida recuperação – Foto: Divulgação

Há mais de 10 anos, o cirurgião-dentista e professor Vanderlim Branco Camargo, de Florianópolis, utiliza em pacientes de Santa Catarina, do Brasil e também do exterior uma técnica desenvolvida por ele mesmo, que dispensa a necessidade de enxertos ósseos em pessoas que precisam fazer um implante dentário.

Batizado de “Técnica Vanderlim de Implantes Transnasais”, o procedimento é feito em uma única cirurgia e finalizado com a colocação dos implantes dentários em poucos dias. Entre seus benefícios estão a segurança, a rapidez e a possibilidade de tratar praticamente todos os pacientes por meio do método.

Implante dentário e próteses móveis

Ano a ano, um número crescente de brasileiros têm optado pelo implante dentário no lugar do uso de próteses móveis como a dentadura. Mais seguro, confortável e com valor muito mais acessível do que anos atrás, o implante devolve ao paciente qualidade de vida, à medida que permite que ele coma qualquer alimento, tenha segurança para se comunicar e viver diferentes experiências.

A prótese fixa pode ser feita de acrílico ou cerâmica, material mais moderno e resistente - Foto: Divulgação

1
2

A prótese fixa pode ser feita de acrílico ou cerâmica, material mais moderno e resistente – Foto: Divulgação

A prótese é fixada nos implantes, devolvendo a funcionalidade e a estética. No caso acima, foi instalada a arcada superior. A arcada inferior também pode ser feita - Foto: Divulgação

2
2

A prótese é fixada nos implantes, devolvendo a funcionalidade e a estética. No caso acima, foi instalada a arcada superior. A arcada inferior também pode ser feita – Foto: Divulgação

“Frequentemente, os pacientes se emocionam com seu novo sorriso. Muitos revelam suas vontades há muito reprimidas, como comer costela, ir à montanha russa ou mesmo sorrir para uma foto. É um ganho de qualidade de vida que não tem preço e que reafirma o nosso propósito”, afirma o professor Vanderlim, especialista em  implantes transnasais e diretor da clínica CIIPO em Florianópolis.

Problemas com dentaduras

O uso prolongado de próteses móveis, como a dentadura, força e machuca a gengiva do paciente. Com o tempo, ela agrava a perda óssea das maxilas causando o efeito chamado popularmente de dentadura frouxa. “Não é a dentadura que fica frouxa, mas a maxila que se desgasta. Chega a um ponto que nem mesmo a dentadura o paciente consegue usar”, explica o professor Vanderlim.

Técnica Vanderlim: dentes fixos sem a necessidade de enxerto ósseo

Quando o paciente deseja fazer um implante, mas já apresenta uma perda óssea considerável em sua maxila (parte superior) ou mandíbula (parte inferior), é comum que os cirurgiões-dentistas façam um enxerto ósseo a fim de sustentar o implante dentário.

O procedimento, entretanto, acaba sendo mais custoso e demorado, podendo levar mais de um ano para sua conclusão dependendo do caso.

Em compensação, a técnica Vanderlim dispensa a necessidade do enxerto e de cirurgias mais complexas, fixando os pinos do implante nos ossos transnasais (ao lado do nariz) do paciente.

“Em vez de enxertos ósseos, realizamos uma cirurgia de três a cinco horas, fixando os implantes e instalando a prótese poucos dias depois. O tratamento que durava meses e até anos, agora leva dias, com mais segurança, menos trauma e excelentes resultados”, explica o especialista.

Mesmo pacientes que tenham perdido todo o osso da arcada dentária conseguem fazer um implante dentário. Neste caso, o professor Vanderlim utiliza um método desenvolvido na Suécia, que fixa os implantes no osso zigomático do paciente, o da maçã do rosto.

“Todas essas técnicas são mais modernas, seguras e trazem ótimos resultados para o paciente. Entretanto, é importante enfatizar que ainda há poucos cirurgiões no mundo que sabem realizá-las. Daí a importância de procurar bons profissionais, que sejam referência no segmento”, orienta Vanderlim.

Mais de 72  mil pessoas atendidas no mundo inteiro

“Eu tinha muitas dificuldades de mastigação, mordida cruzada, bruxismo, minha gengiva inflamava muito e doía e os meus dentes eram feios. Eu confiei no doutor Vanderlim desde o primeiro momento. Agora eu posso sorrir à vontade. As pessoas me dizem que parecem dentes naturais e eu estou me amando”, conta Matilde Maria Zanotto Azevedo, uma das pacientes do professor Vanderlim.

Matilde Maria Zanotto Azevedo, uma das pacientes do professor Vanderlim – Foto: Divulgação

Ao longo de 30 anos de experiência, o cirurgião-dentista atendeu 72 mil pacientes ao redor do mundo inteiro. A Técnica Vanderlim, criada por ele, tem ganhado reconhecimento internacional da classe odontológica, sendo tema de artigos científicos, palestras e congressos nos últimos três anos.

O Professor Vanderlim apresentará a sua técnica nos principais eventos científicos que reúnem os maiores especialistas do mundo. Em 2024, será palestrante no Full Arch Summit (Grécia), 360 SINposyum 2025 (Estados Unidos) e no Edentulism Conference 2025 (Espanha).

O método é tema de um curso que já teve mais de 20 edições ministradas pelo especialista. Profissionais do mundo todo, como Estados Unidos, Espanha, Dubai, Rússia, entre outros países, vêm à capital de Santa Catarina para aprender a técnica inovadora.

O curso 5 Days Transnasal Zygoma Residency, curso do Professor Vanderlim, recebe cirurgiões dentistas do mundo todo – Foto: Divulgação

Em Florianópolis, Vanderlim dirige a clínica CIIPO – Beiramar Shopping. Como a conclusão do processo do implante dentário leva poucos dias, o espaço recebe muitas pessoas de fora da capital. Ao total, mais de 30 mil implantes já foram realizados em pacientes dos Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Argentina, África do Sul e Japão.

A CIIPO fica anexa ao Beiramar Shopping e os agendamentos de consulta podem ser feitos pelos contatos: (48) 3324-0024 ou (48) 99121-6978.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.