• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Maioria dos conflitos no campo em SC aconteceram em terras indígenas

Em 2023, o Brasil registrou um número recorde de conflitos no campo, totalizando 2.203 casos – o que afetou a vida de 950.847 pessoas. A maioria desses conflitos ocorreu em razão das disputas por terra (71,8% dos casos), afirma o relatório anual da Comissão Pastoral da Terra.

Conflitos em terras indígenas já afetaram 47 indígenas em 2023

Conflitos o campo já afetaram 47 indígenas em SC, no ano de 2023 – Foto: Geovan Petry/Reprodução/ND

Em Santa Catarina, foram registrados 27 conflitos por terra em 2023, que afetaram aproximadamente 11,6 mil pessoas. Os indígenas e quilombolas foram os mais atingidos, com 47 indígenas e 19 quilombolas sendo vítimas de violência.

Segundo relatório anual, a maioria dos casos foi motivada pela disputa de terras, com 19 conflitos relacionados. Além disso, houve 6 casos de trabalho análogo à escravidão e 2 conflitos por água potável.

Tensão em terras indígenas em SC

A tensão em terras indígenas aumentou após a decisão sobre o marco temporal pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Os indígenas do povo Xokleng, na Terra Indígena Ibirama-Laklãnõ, relataram em setembro do ano passado ameaças de agricultores que ocupam áreas reivindicadas.

Conflitos em terras indígenas aumentaram após decisão do STF sobre Marco Temporal

Decisão do STF sobre o Marco Temporal aumentou tensão em terras indígenas, em SC – Foto: Cacique Antônio/Reprodução/ND

Disputa em aldeia indígena de Chapecó

Outro incidente aconteceu na aldeia Kondá, em Chapecó, quando uma dezena de casas foram incendiadas por um grupo de indígenas que não teriam aceito o cacique eleito. Um indígena morreu e outros dois foram vítimas de tentativa de homicídio durante a confusão.


 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.