• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Primeira etapa das obras de revitalização do Centro Leste estão em fase final de execução

A revitalização da rua Arcipreste Paiva, a última das oito vias a receberem obras de urbanização no Centro Leste, em Florianópolis, está em fase final. Desde o dia 18 de março,  a via está interditada no trecho ao lado da praça XV de Novembro, para a realização dos trabalhos, que são executados pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura.

O secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, afirma que a previsão é cumprir o prazo estabelecido e finalizar esta primeira etapa das obras do Centro Leste em 90 dias.

Centro Leste

Florianópolis investe em obras para transformar Centro Leste em epicentro cultural – Foto: Leonardo Sousa/PMF

“A chuva da última semana atrapalhou a evolução dos serviços, mas nossa intenção é liberar ainda no mês de junho esse trecho da Arcipreste Paiva, que é a última via que falta para finalizar essa fase inicial”, afirma.

No local, é feita a recuperação do sistema de drenagem e o nivelamento do pavimento de paralelepípedo à nova calçada a ser feita em granito. A via também vai ganhar bancos e floreiras e terá uma estrutura cicloviária contínua, como já ocorre na rua dos Ilhéus, de forma a dar continuidade à ciclovia existente até o Largo da Alfândega, no lugar das vagas de estacionamento que ficavam no lado oposto ao da Praça XV de Novembro.

O pacote de serviços é semelhante ao que já foi executado na maioria das outras sete ruas da região beneficiadas pelas obras – o calçadão da rua João Pinto, a rua Tiradentes, a rua dos Ilhéus, a via em frente à Catedral e a que fica entre as praças XV e Fernando Machado, a rua Nunes Machado e o calçadão da rua Antônio Luz (próximo ao Terminal Cidade de Florianópolis).

As exceções ficaram por conta da rua em frente à Catedral, que teve o asfalto sobre o pavimento de paralelepípedo retirado; a Antônio Luz, onde o pavimento de petit pavê foi substituído por granito; e a Nunes Machado, que passou a ter estacionamento em apenas um dos lados.

Centro Leste

Obras na rua Arcipreste Paiva, em Florianópolis, entram em fase final – Foto: Leonardo Sousa/PMF

Iniciados em janeiro do ano passado, os trabalhos contam com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Iphan (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por necessitarem de escavações, exceto no caso do calçadão da rua João Pinto. As obras são executadas pela empresa Pavicon Construções Ltda., num investimento da ordem de R$7,1 milhões.

Ainda de acordo com a prefeitura, a rua Saldanha Marinho, que não estava no pacote inicial de obras do Centro Leste, também foi revitalizada seguindo o padrão, no trecho entre o calçadão da Rua João Pinto e a Rua Tiradentes.

Obras trazem novo fôlego e valorizam região como epicentro cultural, afirmam comerciantes

Para os comerciantes, as obras dão novo fôlego à região. “A revitalização do Centro Leste de Florianópolis representa mais do que simplesmente a renovação de uma área urbana, é o ressurgimento de um epicentro cultural pulsante, onde a diversidade, a história e a modernidade se entrelaçam para criar uma experiência   única. Desde festivais que homenageiam a herança açoriana até eventos que celebram a efervescência da cultura contemporânea, o Centro Leste tem testemunhado uma ressurgência de sua vitalidade cultural”, diz Thays Hanninger, presidente do Bencel (Núcleo de Bares e Entretenimento do Centro Leste de Florianópolis).

Para ela, a colaboração entre os diversos estabelecimentos noturnos, aliada à revitalização promovida pela prefeitura, amplifica o potencial da região para criar experiências memoráveis.

“Essa convergência de tradição e modernidade posiciona o Centro Leste como um verdadeiro epicentro cultural, onde a autenticidade e a inovação se fundem harmoniosamente. Finalizadas as obras de revitalização, o foco agora se volta para a manutenção do espaço e a implementação de projetos de segurança, limpeza e ordem pública, com o objetivo de potencializar ainda mais a circulação de pessoas na região”, lembra a empresária.

Lelo Rosa, proprietário da casa No Class, concorda com Thays e destaca que as iniciativas implementadas tornam o Centro Leste um polo cultural e de entretenimento. “Com certeza as obras feitas ali estão estão ajudando muito a tornar aquela área mais convidativa. A região ficou por um bom tempo mais apagada e agora considero que está em sua melhor fase. Já foi feita a revitalização de boa parte das ruas ali, também há outros projetos relacionados a essas obras de infraestrutura. Isso tudo é muito importante para impulsionar o movimento no local”, avalia.

Após concluída essa primeira etapa dos serviços na região, o município aguardará  a captação de recursos para seguir para uma segunda fase, que prevê a complementação das outras vias que ainda não foram revitalizadas neste primeiro momento. Para alcançar estes recursos, a prefeitura cadastrou o projeto do Centro Leste no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Decreto organiza funcionamento das casas e movimento no local

Centro Leste

Novo decreto regulamenta horários e funcionamento no Centro Leste de Florianópolis – Foto: Leonardo Sousa/PMF

Além de revitalizar as ruas, o município também organiza a efervescência cultural e social na região. Decreto publicado no dia primeiro deste mês  pela prefeitura de Florianópolis criou novas regras e horários para os estabelecimentos comerciais localizados no Centro Leste.

Conforme as regras, de segunda a quinta-feira, as casas  podem funcionar das 7h à 0h, com som externo somente até as 22h. Nas sextas, sábados, vésperas de feriados e feriados, o funcionamento será entre 7h e 2h, com som externo até 22h e interno até meia-noite. No domingo, o funcionamento fica entre 10h e 0h. O som interno vai até 0h e o som externo até 20h.

A publicação determina ainda que o som externo só pode ser usado mediante autorização da prefeitura. Estabelecimentos que possuem alvarás específicos podem se encaixar em casos e horários excepcionais de funcionamento.

“O Centro Leste ficou por muito tempo esquecido. O prefeito Topázio teve a coragem de fazer ações numa área onde há muito tempo não se executava, e não apenas obras de infraestrutura, mas também de organização. Para a publicação deste decreto, foram  realizadas muitas conversas com proprietários de bares e restaurantes e essas discussões têm surtido um efeito muito positivo para a cidade. Com os serviços de infraestrutura, aliados a estas outras ações, essa será uma  nova região gastronômica da cidade e se consolidará como ponto de encontro entre as pessoas”, afirma Hahne.

O empresário Lelo reforça os argumentos do secretário Rafael Hahne. “Acredito que o decreto foi  interpretado de forma equivocada por algumas pessoas,  mas o objetivo dele é de fato melhorar a região colocando quem está e não está apto a trabalhar. Será mais fácil fiscalizar e monitorar o movimento. A Bencel hoje tem  essa relação direta com a prefeitura. Na última semana tivemos uma reunião com o município, que nos atualizou sobre  algumas mudanças que serão feitas e sobre como é o projeto final do Centro Leste, um sonho de todos que estamos colaborando para ser concretizado,  Hoje eu já considero que este é o melhor momento vivido pela região e muita coisa ainda será feita para melhorar ainda mais o local”, analisa.

Segundo o prefeito Topázio Neto, as novas regras de horários no local foram acordadas entre moradores e comerciantes: “A gente só homologou. Chegou-se a um meio termo entre manter o silêncio na madrugada para os moradores e seguir desenvolvendo a região com forte atuação de bares e baladas”, ressalta.

O Centro Leste também recebeu iluminação nova, em Led, além de 20 banheiros químicos que são instalados todos os finais de semana.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.