• https://www.paraquemdoar.com.br

     
  • New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Após avanço de casos, SC pede que Ministério da Saúde amplie vacinação contra a gripe

A secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, encaminhou nesta terça-feira (23), um ofício à secretária de vigilância em saúde e ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Leonor Noia Maciel, solicitando a ampliação do grupo prioritário de crianças na Campanha de Vacinação contra a gripe para aquelas até 12 anos.

Estado pede ampliação da vacinação contra a gripe

Secretária de Saúde do estado pede ampliação da vacinação contra a gripe  – Foto: Leo Munhoz/ND

Atualmente, segundo recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação só está indicada para crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

Segundo o governo estadual, Carmen Zanotto teria escrito que este ano houve uma antecipação da circulação dos vírus respiratórios no estado, como o da influenza.

Só para se ter uma ideia, neste momento, os dados indicam uma tendência de aumento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), sendo que os casos de SRAG por influenza já correspondem a mais de 10% do total.

De acordo com o ofício “a análise por faixa etária evidencia que 40% das SRAG por influenza ocorrem entre crianças de 6 meses a 12 anos e 40% em idosos com mais de 60 anos”.

A Secretária destaca que, atualmente, a ocupação dos leitos de UTI neonatal está acima de 95%, com seis das oito macrorregiões de saúde utilizando todos os leitos disponíveis.

Além disso, a ocupação dos leitos de UTI pediátricos é de 93%, com três macrorregiões com lotação completa.

Diante desse cenário e considerando a sazonalidade da gripe, Carmen Zanotto, solicitou a ampliação da Campanha de Vacinação contra a gripe para incluir grupos de maior vulnerabilidade, para proteger aqueles que mais demandam hospitalização e contribuir para a redução da ocupação dos leitos no estado.

Mais um pedido de ampliação da vacina da gripe

Na tarde desta quarta-feira (24) Zanotto também estava em uma reunião com secretários de saúde estaduais e representantes do Ministério da Saúde na sede da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), em Brasília.

Segundo a secretária, uma das pautas mais importantes para Santa Catarina é, justamente, a ampliação da vacinação contra a gripe.


Carmen Zanotto está em reunião na sede da Organização Pan-Americana da Saúde – Vídeo: Reprodução/Arquivo Pessoal/ND

Questionado pelo portal ND Mais, o Ministério da Saúde não respondeu sobre quando e como as doses poderiam ser enviadas para Santa Catarina. O espaço segue aberto.

Ocupação de leitos

Atualmente, de acordo com o painel de leitos SUS da Secretaria do Estado da Saúde, Santa Catarina conta com 93,98% de ocupação de leitos no estado.

Somente na Grande Florianópolis, são 98,13% de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), na região.

Na Foz do Rio Itajaí a ocupação é ainda maior com 98,90% de ocupação dos leitos. Confira as taxas:

Gripe impulsiona a taxa de ocupação de leitos em Santa Catarina

Imagem mostra a taxa de ocupação de leitos em Santa Catarina – Foto: Reprodução/SES-SC/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.