• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

     
  • New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Quem tem Medo da Cultura’: lançamento de livro em SC promete ser referência no meio artístico

Um lançamento que promete ser referência no meio artístico é o livro “Quem tem Medo da Cultura” de Edson Busch Machado. O lançamento acontece na próxima quinta-feira (2), no Mab (Museu de Arte em Blumenau), às 19h.

Conheça o lançamento ‘Quem tem Medo da Cultura’ que promete ser referência no meio artístico – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Durante toda sua trajetória profissional, Edson Busch Machado, artista visual, curador de exposições, jornalista, gestor cultural e operário da cultura, foi um grande observador e provocador das diferentes facetas da arte catarinense.

Agora, aos 71 anos, o autor presenteia a todos os leitores com esta obra icônica que marcará a história do estado.

A obra é dirigida a pesquisadores, professores e estudantes de arte, gestores de entidades e instituições culturais, curadores e artistas que têm suas obras aqui citadas, historiadores e interessados em geral nos movimentos artísticos.

‘Quem tem Medo da Cultura’

O processo de criação do livro foi realizado enquanto o autor estava isolado socialmente por conta da recente pandemia de Covid-19 que assolou o mundo.

Edson aproveitou e começou a ver suas próprias obras, na tentativa de organizar gavetas, armários, arquivos, estantes, mapotecas, pastas de documentos, baús, caixinhas e caixotes com papéis diversos.

Quem tem Medo da Cultura será lançado em Blumenau – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

“Este amplo acervo representa, os nossos esconderijos que nascem e crescem com o passar do tempo. Nos guardados procuro o que nunca esteve totalmente perdido”, comenta o autor.

Na maioria dos textos o autor escreve sobre o trabalho dos outros nas artes e lidas culturais, observando-os e tantas vezes admirando-os nos detalhes quase ocultos, enaltecendo trajetórias ou sugerindo caminhos a seguir em seus ofícios, despertando e revelando novos talentos, promovendo e contextualizando as manifestações das culturas nas comunidades, apontando possíveis soluções criativas na administração cultural.

Mas também criticando o marasmo, a mesmice e a burocracia, mirando os acomodados círculos da cultura oficial pública, e a falta de consciência e de conhecimento no âmbito da sociedade alienada e da política sectária.

Para o atual diretor de conteúdo do Grupo ND, Luís Meneghim, Edson Machado foi onipresente, pioneiro, mas ao mesmo tempo contemporâneo.

“Como artista, antecipou tendências: experimentou desenhar, pintar e esculpir, ao mesmo tempo em que se movimentava nos bastidores da política cultural. Ao lado do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, um político visionário e culto que conseguiu implantar a escola Bolshoi para Joinville. Este livro revela as muitas faces de Edson Machado, um documento fundamental para conhecermos este autêntico embaixador da cultura catarinense”, comentou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul