• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Empresa de SC lança 1ª assistente virtual exclusiva para gestão pública do Brasil

A empresa de Santa Catarina, Betha Sistemas, desenvolveu uma ferramenta online que possibilita o cidadão ou servidores solicitarem serviços através da inteligência artificial e sem interferência humana. A novidade pioneira para o setor público foi lançada no evento Prefeitos do Futuro, na última quarta-feira (24), em Brasília.

Ferramenta desenvolvida por empresa de Santa Catarina funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana – Foto: jannoon028/Freepick/ND

A ferramenta pode ser incorporada aos sites das prefeituras ou se tornar um canal de WhatsApp. Como se fosse um bate-papo, o chatbot permite ao cidadão, mediante cadastro, emitir carnês de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e outros impostos e taxas municipais, certidões negativas de débitos agendar consulta em unidades de saúde, pedir o boletim escolar dos filhos, entre outras dezenas de possibilidades de serviços.

Denominada Beth, a ferramenta também permite a prefeitura direcionar demandas do setor pessoal, como a emissão de holerites.

“O software foi desenvolvido de uma forma que se integra muito facilmente aos demais sistemas dos municípios. Nos casos em que os outros softwares também são da Betha, esse processo é automático. A variedade do catálogo de serviços oferecidos pela ferramenta vai depender de cada gestor”, explica o diretor comercial da Betha Sistemas, Luciano Torres.

A inteligência artificial Beth já está em disponível em três municípios, dois de Santa Catarina e um no Paraná, com testes bem sucedidos, na avaliação de Torres.

A solução automatizada funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, uma realidade inexistente para 90% das prefeituras brasileiras, segundo a pesquisa TIC Governos Eletrônico – do Celtic.br, instituto pertencente ao CGI (Comitê Gestor da Internet) do Brasil, realizada em 2021.

A nova solução, acrescenta Torres, vai ao encontro do propósito nacional instituído por meio da Lei do Governo Digital, em vigor desde 2021.

Novidade pioneira em exclusividade para o setor público no país foi lançada no evento Prefeitos do Futuro, nesta quarta-feira (24), em Brasília – Foto: Divulgação/ND

“A legislação é uma espécie de cartilha do desejo de transformação digital dos municípios, fortalecendo o que já vem sendo feito pelos governos federal e dos estados. Como empresa especializada em software para gestão pública com foco em municípios, viemos trabalhando no sentido de simplificar as relações dos cidadãos e servidores com as prefeituras”, pontua.

Gerenciamento de dados reais com agilidade e acessível em todos os tipos de dispositivos são itens essenciais para o enquadramento dos municípios brasileiros no conceito de cidades inteligentes, destaca o gerente de Marketing da Betha Sistemas, Wendel Nascimento. “Esse é um ponto chave para tornar a gestão pública mais eficiente e se poder avançar em outras áreas”, enaltece.

Personalização e segurança

O sistema desenvolvido in cloud e hospedado na plataforma de renome internacional AWS, Beth será totalmente personalizável para cada município.

“Cada município poderá criar um nome e uma identidade para esse canal de relacionamento, além de definir quantos e quais serviços vai disponibilizar pela ferramenta”, frisa Wendel.

No ponto de vista da segurança, a inteligência artificial foi desenvolvida em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e, para acessar os dados, os cidadãos e servidores vão precisar fazer um cadastro e passar por uma validação de identificação.

Aprendizado e objetivos

Como toda ferramenta de inteligência artificial, Beth vai se desenvolver e ficar mais robusta com o tempo, à medida em que é demandada. A desenvolvedora do software pretende implantá-la em 10% dos municípios de sua carteira até o fim do ano.

“Esse processo inicial vai ser muito importante para nós termos insights de como melhorar ainda mais. Nessa fase inicial estamos disponibilizando as interações por mensagem de texto, mas no futuro a ideia é que seja possível também por áudio”, conta Wendel.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.