• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

51° Rodeio Nacional do CTG Os Praianos reúne tradição, apresentações e música boa

Começa nesta quarta-feira (1º) as provas campeiras do 51º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos, em São José, na Grande Florianópolis. As provas vão até domingo (5) e reúnem 20 modalidades. 

CTG Os Praianos começa rodeio na Grande Florianópolis

Na foto, Jeferson Luciano Santos, no CTG Os Praianos – Foto: Leo Munhoz/ND

Com muitas atrações, emoções e a vibração das torcidas nas competições artísticas e culturais o evento para toda a família reúne pessoas de todas as tribos em um só lugar.

Acessibilidade garante a inclusão de todos

Esse ano, o grande diferencial é a acessibilidade nas arquibancadas, que contam com rampas de acesso para cadeirantes. Outra forma de tornar a festa mais acessível é uma tradutora intérprete de Libras atuando nas aberturas das provas e nas premiações.

“É de berço”

É assim que muitos respondem quando questionados de onde veio a vontade, desejo ou aspiração para declamar, dançar em invernada ou chula, cantar, tocar gaita ou violão, ou então quando participam das provas campeiras.

Muitos estão seguindo os passos da família, de geração em geração, onde desde piazitos ou prendinhas cresceram acompanhando o pai e até mesmo a mãe nas lidas campeiras, que também acompanharam outra geração do avô, bisavô e assim vai retornando no tempo e na árvore genealógica de muitas famílias, onde mais que viver é uma paixão pelas lidas do campo e pela cultura tradicionalista gaúcha.

Um dos exemplos é dos irmãos Isadora Galheta Ribeiro, segunda prenda mirim dos Praianos, e Gabriel Galheta Aita, que toca gaita e violão. Isadora enquanto participava da prova de Declamação foi amadrinhada pelo irmão no violão. Para a mãe, essa parceria dos irmãos “vem desde o berço, porque somos uma família de tradicionalistas”.

Mesmo não sendo da família, acaba sendo um integrante familiar. É o caso do professor Luis Henrique da Silva, do CTG Bela Querência, de Jaraguá do Sul, que há dois anos ensina, incentiva e acompanha cinco crianças a declamarem.

CTG Os Praianos reúne tradição e alegria

Dimas Oliveira no CTG Os Praianos – Foto: Leo Munhoz/ND

“Trabalhando o futuro com nossas crianças, incentivando a arte, a poesia, teremos jovens com mais sabedoria e paciência, porque a poesia proporciona outros caminhos por meio da leitura, do sentimento”, declaram.

Mais Prendada Prenda do CTG Os Praianos

Emoção e alegria foi o que não faltou para as dez candidatas concorrentes de três entidades participantes do Mais Prendada Prenda do CTG Os Praianos, nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana. Conforme a organizadora do concurso, Suélen Motta.

“As ganhadoras se destacaram pelos conhecimentos sobre a cultura tradicionalista gaúcha, dominando temas desde as danças tradicionais, declamação, canto, instrumento musical, relato de lenda e artesanato”, argumentaram os jurados.

Já pequenos, pré-mirim e mirim, pela apresentação verbal de um brinquedo ou brincadeira.

Receberam as faixas como Mais Prendada Prenda, Pré Mirim, Maria Flor Barbosa, e Mirim, Carla Pietra Viana, ambas do CTG Anita Garibaldi (Lages), Juvenil, Pietra Mota Feitosa, Adulta, Milene Oliveira, as duas do CTG Os Praianos, e Veterana, Luciane Brockveld, do CTG Anita Garibaldi (Lages).

Para o instrutor da Invernada Artística do CTG Os Praianos, Alexandre Maciel, ficou estampado em seu sorriso o orgulho de ver sua sobrinha Pietra receber a faixa de Mais Prendada Prenda Juvenil.

“Nossa tradição na família vem de berço e é uma alegria imensa ver uma nova geração ganhando troféu em um dos mais importantes rodeios do tradicionalismo gaúcho, e quem não sonha que a tradição se mantenha por futuras gerações, como no caso da minha sobrinha e meus filhos, meus netos e assim sucessivamente”, revela.

A premiação do III Festival Artístico Cultural ocorreu na noite de domingo, com todos vibrando pelas conquistas, mesmo os que não levaram o troféu se sentiram honrados em participar do Rodeio dos Praianos.

O xiru das falas do CTG, Valdeci Mota, agradeceu a todos que vieram das mais variadas cidades e estados em respeito à cultura gaúcha, que nesse primeiro final de semana viveram intensamente a tradição, também agradeceu aos patrocinadores e todos que acreditaram no potencial do CTG Os Praianos.

Para o organizador do Rodeio Artístico, William Farias Vargas, em todas as competições foi altíssimo o nível dos participantes. “A cada ano, a cultura gaúcha é estudada e pesquisada, tendo um crescente no nível de conhecimento das provas”, complementou o diretor das Invernadas do CTG Os Praianos, Aladir José da Silva (Leleu).

O III Rodeio Artístico Cultural tem o patrocínio de Brasil Atacadista, Supermercado Imperatriz, Ok Cosméticos, Casas da Água e AM Construções. O evento conta com o incentivo do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.