• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Julgamento Jorge Seif: Hang diz vai acatar TSE e mostrar rotas de aviões da Havan nas eleições

A defesa do empresário Luciano Hang, dono da rede de varejo Havan, informou que apresentará todos os registros de voo da empresa nos aeródromos de Santa Catarina durante o período eleitoral de 2022. A solicitação partiu do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), durante o julgamento do senador por Santa Catarina, Jorge Seif (PL), na última terça-feira (30).

Senador Jorge Seif Júnior ao lado do empresário Luciano Hang

Empresário Luciano Hang e o senador Jorge Seif Júnior – Foto: Divulgação/ND

“Luciano Hang está tranquilo e feliz com a oportunidade de demonstrar à justiça e à sociedade que os aviões e helicópteros da empresa jamais foram utilizados por nenhum político na eleição. Aliás, ele jamais desrespeitou a legislação eleitoral e as decisões dos Ministros. Portanto, dentro do prazo concedido pelo TSE, todos os dados serão apresentados para reafirmar que nada de errado foi feito”, reiterou a nota.

A defesa de Hang também citou que, antes mesmo de iniciar a campanha, o empresário e o então candidato, Jorge Seif, consultaram o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Admar Gonzaga. Segundo o advogado, o ex-ministro teria sido enfático ao esclarecer a proibição de utilização das aeronaves.

O comunicado também usa como exemplo um ato de campanha que ocorreu na cidade de Rio do Sul, quando  o empresário conseguiu comparecer “pelo fato de seu helicóptero possuir instrumentos que permitem voar sem visibilidade”, enquanto o candidato e atual senador não participou do evento.

Julgamento de Jorge Seif

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, na última terça-feira (30), converter o julgamento do senador Jorge Seif (PL) em diligência. Com isso, foi determinado um prazo de 72 horas para que sejam listados todos os registros de voo da empresa nos aeródromos de Santa Catarina durante o período eleitoral de 2022.

Senador Jorge Seif – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/ND

Também foram estipuladas 48 horas para que a Havan, empresa de propriedade de Luciano Hang, apresente o registro de todas as suas aeronaves.

Por 6 votos a 1, os ministros aprovaram a proposta feita pelo relator Floriano de Azevedo Marques para que fosse aberto o prazo para a busca de dados.

De acordo com o relator, nem todas as provas foram levantadas durante o processo no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Marques também pontuou que surgiram novos elementos sobre os voos, nas manifestações dos advogados feitas durante o início do julgamento no TSE, que merecem ser aprofundados.

Apenas o corregedor-geral Eleitoral, Raul Araújo, votou contra a chamada abertura de diligência. Segundo ele, a medida representaria a “reabertura de produção de provas em fase de recurso”.

Ainda não foi definida uma data para retomada do julgamento.

Acusações contra Jorge Seif

Acusado de abuso de poder econômico por ter contado com o apoio do empresário Luciano Hang na campanha de 2022, o senador Jorge Seif teve seu julgamento retomado nesta terça-feira.

De acordo com a ação,  o empresário Luciano Hang, dono da rede de varejo, teria doado recursos à campanha do parlamentar sem a respectiva declaração dos valores na prestação de contas à Justiça Eleitoral. Tanto o senador quanto o empresário negam as acusações.

Senador Jorge Seif durante o período de campanha eleitoral – Foto: Reprodução/Internet/ND

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.