• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Toda solidariedade e apoio ao povo gaúcho

Elogiável e histórica a mobilização dos órgãos estaduais, prefeituras municipais, empresários e dirigentes de centenas de associações aqui de Santa Catarina, em incontáveis atos concretos de solidariedade ao povo gaúcho, que sofre a maior tragédia climática de sua história.

Os Bombeiros Catarinenses estão no Rio Grande do Sul e já atuaram no salvamento de 600 vidas, entre pessoas e animais, após o desastre climático. – Foto: Soldado Gustavo Maciel Keller/CBMSC/Reprodução/ND

Uma enchente que está a exigir investigações científicas sobre as causas, suas características e os fatores geográficos das ocorrências.

Inexplicável que uma tragédia dessas proporções calamitosas tenha surpreendido a meteorologia e os órgãos responsáveis pela defesa civil. Com tantos satélites e os sofisticados equipamentos de avaliação do clima não se compreende a falta de alerta geral. Providência que teria salvado vidas humanas e protegido os bens de milhares de famílias.

Agora, contudo, é hora de união geral e, sobretudo, de medidas urgentes de proteção das vítimas e de um qualificado planejamento de recuperação dos municípios, com apoio real aos desabrigados.

Afinal, Santa Catarina tem fortes vínculos com o povo do Rio Grande do Sul e seu modelo de desenvolvimento tem sua vital participação há mais de um século. Sobretudo, do Grande Oeste, com a colonização italiana e alemã, principalmente, integrada por empreendedoras e muita gente criativa e trabalhadora, um dos orgulhos de Santa Catarina.

Quando as atuais medidas emergenciais de socorro às vítimas tiveram sido concluídas, fundamental que seja presente o socorro da União Federal em torno de um megaprojeto de reconstrução estadual.

Transferência de recursos federais, mudanças urgentes na legislação, isenções fiscais para as famílias flageladas, normas efetivas de desburocratização, incentivos reais para as empresas atingidas, programas urgentes à educação infantil e mínimo de assistência aos agricultores, são ações inadiáveis que poderão contribuir para amenizar o sofrimento do povo gaúcho e a consternação geral que se abate há dias sobre seus familiares e amigos espalhados por Santa Catarina e por todo o Brasil.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.