• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dragagem do Rio Itajaí-Açu deve ser concluída em seis meses, confirma Jorginho Mello

A ordem de serviço que autoriza as obras de dragagem no Rio Itajaí-Açu será assinada neste sábado (11), em Rio do Sul, pelo governador Jorginho Mello. Esperada há mais de dez anos por moradores do Alto Vale, o serviço tem seis meses para ser concluído.

rio itajaí-açu passará por dragagem

Dragagem será realizada em oito quilômetros do Rio Itajaí-Açu durante seis meses  – Foto: Prefeitura Rio do Sul/Divulgação/ND

O contrato no valor de R$ 16 milhões faz parte de uma licitação e prevê o desassoreamento e limpeza das margens em oito quilômetros do rio.

Segundo o governador de SC, Jorginho Mello, a medida deve ajudar na prevenção de desastres ambientais no Estado, assim como proteger as populações ribeirinhas.

“Vamos para dentro do Rio Itajaí-Açu para que possamos dar um alento para o povo do Alto Vale que frequentemente perde tudo”, explica.

Dragagem pode minimizar prejuízos no Alto Vale

A dragagem deve aumentar a capacidade de escoamento do rio e reduzir o risco de inundações, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina.

Afluentes do Itajaí-Açu que passam por outras cidades do Alto Vale também serão beneficiados. Ainda, essa deve ser a primeira de uma série de ações de prevenção.

“A construção de barragens e melhoramentos fluviais compõem todo o programa estadual Proteção Levada a Sério, para que a gente tenha a mitigação de cheias”, ressalta o coronel Fabiano de Souza, secretário de Defesa Civil de Santa Catarina.

Região enfrenta enchentes com frequência

Em novembro do ano passado, o Rio Itajaí-Açu alcançou o pico de 13,04 metros em Rio do Sul e 18 mil pessoas ficaram desalojadas. Foi a segunda pior enchente já enfrentada – superada apenas pela de 1983, quando o rio chegou em 13,58 metros.

Pelo menos 18 mil pessoas tiveram que sair de casa no município do Alto Vale – Foto: Rio do Sul do Alto/Divulgação/ND

Na ocasião, situação de emergência também foi decretada pelas prefeituras de Taió, Trombudo Central, Rio do Oeste, Laurentino, Mirim Doce, Presidente Getúlio, Agronômica, Agrolândia, Dona Emma, Ituporanga e Lontras.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.