• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Chuvas no RS: veja 5 fakes já desmentidas sobre a situação

A catástrofe causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul já deixou pelo menos 100 mortos e milhares de desalojados, nessa que é considerada a maior tragédia que já atingiu o estado até o momento. E como consequência do excesso de publicações disseminadas na internet sobre as chuvas no RS, os conteúdos de teor desinformativo, as chamadas fakes, ganham cada vez mais espaço.

Montagem mostra foto de homem negro com barba com nitidez atenuada com fade de branco e selo de fake no centro para ilustrar matéria sobre chuvas no RS e propagação de conteúdos desinformativos

Ex-BBB Nego Di foi um dos influenciadores digitais que afirmou que o governo gaúcho estava exigindo documentação para voluntários pilotarem jet-skis no resgate, mas governo negou informação – Foto: Reprodução/ND

Chuvas no RS: veja 5 fakes já desmentidas sobre a situação

1. Dinheiro indo para a conta do Governo do RS?

É falso que o dinheiro doado pela população através do PIX disponibilizado pelo Governo do Rio Grande do Sul será destinado às obras públicas. O próprio governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), desmentiu a informação durante coletiva de imprensa na terça-feira (7).

  • De acordo com o governo estadual, um canal de doações foi ativado e o dinheiro é destinado à conta SOS Rio Grande do Sul e a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38) – já utilizada anteriormente e que agora foi reativada – para receber as doações aos afetados pelas enchentes.
  • Os recursos da conta aberta no Banrisul são geridos e fiscalizados por um comitê gestor da Secretaria da Casa Civil e o dinheiro é integralmente revertido para o apoio humanitário às vítimas da catástrofe no Rio Grande do Sul.

2. Doações sendo barradas?

É falso que caminhões com carregamento de doações destinadas às vítimas das chuvas no RS estejam sendo barrados nas estradas pelos órgãos de segurança para cobrança de impostos. O secretário-chefe da Casa Civil do RS, Arthur Lemos, desmentiu a informação em um vídeo publicado no perfil oficial do governo na internet.

  • As doações, segundo a Casa Civil, são isentas de impostos e não há cobranças para os produtos doados transportados em estradas que passem pelo território gaúcho.

3. É obrigatória licença para pilotar jet-skis?

É falso que o governo estadual esteja pedindo licença para pilotar jet-skis nos resgates às vítimas das chuvas no RS, como foi dito pelo influenciador digital Nego Di, ex-BBB 21. A informação foi desmentida pela Brigada Militar do RS na terça-feira (7).

  • O subcomandante-geral da brigada, coronel Douglas Soares, explicou que, no momento, os agentes estão apenas “focados em salvar vidas” nas chuvas do RS e nenhum voluntário que esteja utilizando as motos aquáticas estão passando por fiscalização ou penalização.

4. Governo Federal patrocinou show da Madonna e não doou dinheiro ao RS?

É falso que o Governo Federal tenha patrocinado o show da cantora Madonna com recursos públicos e não tenha ajudado a situação do estado atingido pelas chuvas. O evento teve patrocínio da iniciativa privada e a informação foi desmentida no domingo (5).

  • O último show da turnê ‘Celebration’ que ocorreu no Rio de Janeiro no último sábado (4) foi patrocinado por empresas privadas, incluindo Itaú, Heineken e Deezer e teve apoio da prefeitura e do governo do Rio de Janeiro.
  • “Esta fabricação de notícia falsa não é apenas irresponsável, mas perigosa, principalmente quando desvia a atenção de questões críticas, como a tragédia em curso no Rio Grande do Sul”, afirmou a Secretaria de Comunicação Social em publicação no site oficial.

5. Lula recusou avião do governo uruguaio?

É falso que o presidente Lula tenha recusado ajuda do governo do Uruguai para ajudar na distribuição de doações ao Rio Grande do Sul. A informação foi desmentida no próprio perfil oficial do presidente na internet nesta quarta-feira (8).

  • O presidente brasileiro afirmou que um helicóptero cedido pelo Uruguai já está operando no Rio Grande do Sul e agradeceu o “pronto auxílio” do país.
  • Além do helicóptero, um avião foi oferecido pelo Uruguai, no entanto, por conta das características específicas exigidas para os resgates, a aeronave não atendeu aos requisitos necessários, inclusive pela falta de “infraestrutura aeroportuária disponível” no local.
  • “Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasileira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave”, diz a nota da Secretaria de Comunicação Social.

Punição para o compartilhamento de desinformação

O ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Paulo Pimenta, solicitou na terça-feira (7) que sejam investigadas contas nas redes sociais que estejam propagando informações falsas sobre a situação das chuvas no RS.

“A propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos. É fundamental que ações sejam tomadas para proteger a integridade e a eficácia das nossas instituições frente a tais crises”, diz o ofício enviado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O documento também cita vídeos e fotos compartilhadas na internet por influenciadores digitais, que podem ser punidos pela propagação de “narrativas desinformativas”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.