• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Maranhão tem 30 cidades em situação de emergência devido às fortes chuvas

O Estado do Maranhão enfrenta fortes chuvas desde abril e 30 municípios já decretaram emergência. A Defesa Civil divulgou na quinta-feira (9) o número de 1.031 famílias maranhenses desabrigadas e 2.909 desalojadas.

Maranhão enfrentou inundações em 2023

O estado enfrentou crise em 2023, quando as enchentes causaram seis mortes – Foto: Reprodução/Governo do Maranhão

O volume de precipitação provocou a cheia nos rios e o alagamento das cidades. A Defesa Civil do Maranhão auxilia a retirar os moradores das áreas de risco, que dispõe de refeições fornecidas pela rede de restaurantes populares do Maranhão.

A cidade de Santa Inês, a cerca de 250 km da capital São Luís, chegou a decretar estado de calamidade pública.

A orientação é que a população mantenha distância de locais inundados e evite usar equipamentos elétricos que ficaram molhados.

Alagamento em cidades do Maranhão em 2018

O governador do Maranhão esclareceu que as imagens que circulam na internet são de outras enchentes que ocorreram no passado – Foto: Reprodução/Redes sociais

O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193 e a Defesa Civil pelo 199. Nas redes sociais, o governador do Maranhão Carlos Brandão se pronunciou sobre a crise.

“Neste momento, não temos nenhuma cidade do Maranhão coberta por águas, conforme a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil”, garantiu.

Corpo de Bombeiros do Maranhão enviou equipe para auxiliar os resgates no Rio Grande do Sul

Corpo de Bombeiros enviou equipe para auxiliar os resgates no Rio Grande do Sul – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/MA

O Estado já havia enfrentado inundações em março de 2023, situação que causou seis mortes. “Este ano, as dificuldades estão abaixo do que já passamos, também em decorrência da força-tarefa preventiva realizada para contenção de danos”, comunicou o governador.

“Tranquilizamos a todos e garantimos que o nosso trabalho em unidade com os municípios continuará para que possíveis situações extremas sejam contornadas de forma célere”, concluiu.

Situação no Maranhão lembra tragédia no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul também enfrenta o drama causado pelas chuvas fortes. A tragédia já registrou 113 mortes nos 435 municípios afetados.

Imagens da enchente em Porto Alegre, RS

O Rio Grande do Sul vive tragédia causada pelas enchentes – Foto: Reprodução/Nasa/ND

Segundo a Defesa Civil, 337.116 pessoas ficaram desalojadas e 69.617 estão em abrigo. A catástrofe climática ainda deixou 756 feridos e 146 desaparecidos.

O Maranhão enviou 21 bombeiros em missão para ajudar as vítimas do desastre no Rio Grande do Sul, além de três cães de resgate, veículos e equipamentos de salvamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.