• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Calistenia: conheça exercício que desenvolve força e tonifica corpo

Movimentar o corpo faz bem não só para o físico, mas também para o emocional. A calistenia é uma das atividades que podem ser incluídas na rotina para melhorar a saúde. A prática pretende desenvolver força, consciência corporal e outras habilidades a partir do próprio corpo.

Calistenia desenvolve força e tonifica corpo

Calistenia desenvolve força e tonifica corpo – Foto: Master1305/Freepik/Reprodução/ND

Segundo Gabriel Alves, instrutor há dois anos na Academia Sparta, em Joinville, a prática esportiva da calistenia é realizada com o peso do próprio corpo. Mas é possível também contar com a ajuda de pesos e barras, por exemplo.

Alves conta que a palavra calistenia vem do grego “kallos”, que significa beleza, e “sthenos”, que significa força. Junto, o termo define bem o exercício, que busca desenvolver os músculos: a beleza da força.

De acordo com o instrutor, há diversos benefícios na prática, como mobilidade, leveza, flexibilidade e, principalmente, coordenação motora. “Têm vários combos de movimentos que exigem coordenação motora para sair de um movimento e conectar com outro. A calistenia te dá muita leveza para fazer qualquer coisa”, afirma Alves.

A calistenia ensina os seus praticantes a dominar cada parte do corpo. “Uma pessoa que começou a treinar hoje vai aprender a fazer barra, abdominal, flexão e a controlar o corpo”, explica o instrutor.

De acordo com Alves, os movimentos precisam estar conectados durante o exercício, desde os dedos dos pés até os dedos das mãos. “Costumo brincar que até os fios do cabelo precisam estar conectados.”

Como começar a praticar calistenia?

É possível iniciar a calistenia em casa mesmo, ou praticando em ambientes externos, como parques. Há vários vídeos na internet que ensinam os movimentos básicos da prática, que tem como base os princípios da ginástica, o que ajuda na construção de um corpo mais forte.

“Calistenia se associa muito com movimentos da ginástica, por conta de força e beleza de movimento, e pilates e ioga por conta de mobilidade. A prática te deixa forte, o foco sempre será o ganho de força e resistência”, afirma o instrutor.

Ainda de acordo com Alves, a calistenia é o contrário da musculação. “Enquanto na musculação nós temos máquinas para puxar peso, na calistenia a máquina é o nosso corpo”, esclarece.

Apesar da liberdade de praticar calistenia em qualquer lugar, o ideal é fazer atividade física acompanhado de um profissional, para evitar lesões e outros problemas.

Veja dicas para iniciar em casa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.