• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Revolta com morte de morador do Princesa Isabel teria motivado queima de ônibus no domingo

O protesto com queima de ônibus que aconteceu na noite de domingo (19) em Porto Alegre teria acontecido devido a morte de um morador do condomínio Princesa Isabel, localizado no bairro Santana. Desde a última sexta-feira (17), Vladimir Abreu de Oliveira estava desaparecido. Seu corpo foi encontrado no sul da Capital na madrugada de sábado (18), mas as causas da morte ainda não foram divulgadas.

Um boletim de ocorrência registrado na madrugada de sábado aponta que Oliveira foi abordado por policiais em frente ao condomínio e acabou sendo colocado em uma viatura da Brigada Militar. Dessa forma, essa foi a última vez que ele foi visto com vida. O corpo foi encontrado em uma área alagada do bairro Ponta Grossa e a identidade foi confirmada pelo Departamento Médico Legal na tarde de domingo.

Uma manifestação organizada na esquina entre as avenidas João Pessoa e Princesa Isabel, no bairro Azenha, na noite de domingo terminou com o incêndio de dois ônibus. Ninguém ficou ferido durante a ação. De acordo com relatos, uma viatura policial foi recebida com hostilidade no local.

Em entrevista à GZH, a mãe de Oliveira, Neusa Maria de Abreu, afirmou que os policiais chegaram atirando e todos os moradores se assustaram. De acordo com o relato da mulher, foi uma funcionária de um bar e outro rapaz que viram o homem o homem sendo algemado e colocado dentro de uma viatura. 

A investigação sobre a morte é conduzida pelo Departamento de Homicídios que não descarta nenhuma linha de investigação, de afogamento ou assassinato. Como as denúncias envolvem agentes das forças de segurança, a corporação abriu um inquérito policial militar para apurar a abordagem realizada antes do desaparecimento. Sobre o incêndio, a investigação é de responsabilidade do Departamento de Polícia Metropolitana.

Apelidado pejorativamente de “Carandiru”, o condomínio Princesa Isabel é um local onde a maioria dos moradores é de baixa renda. O local costuma receber abordagens policiais com certa frequência e precisa lidar com a violência. Uma característica peculiar é o fato de o condomínio estar localizado em uma área relativamente valorizada de Porto Alegre.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.