• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

ESPORTE E EDUCAÇÃO: Museu e Escola Gabriel Garcia recebe primeiras turmas de alunos imbitubenses para conhecer história vencedora do atleta

ESPORTE E EDUCAÇÃO: Museu e Escola Gabriel Garcia recebe primeiras turmas de alunos imbitubenses para conhecer história vencedora do atleta

A primeira visita de alunos e professores de uma instituição de ensino de Imbituba ao recém-inaugurado Museu e Escola Gabriel Garcia aconteceu na manhã última quinta-feira (27/04). Trata-se da Escola Estadual André Antônio de Souza, do Bairro Roça Grande, capitaneada pela professora de Educação Física, Ana Lúcia da Silva, pioneira na iniciativa de mesclar a educação convencional com a história do atletismo imbitubense, através do seu maior ícone.

“A visita foi muito legal. O ‘Seu Gabriel’ contou pra gente a sua história e como conquistou tudo que ele tem. Na sala dele tinha muitos troféus, era uma sala cheia. Na frente do museu tinha uma pintura e ele nos ensinou sobre o amor e responsabilidade que ele teve na sua vida pra alcançar vitórias. Eu acho importante que ele nos ensinou sobre não ficar parado e esperar as coisas acontecerem, mas que devemos buscar o que a gente deseja”, disse o aluno Miguel, do 6º ano.

Gabriel Garcia mostra sua coleção de títulos da vitoriosa carreira

Através da disciplina de Educação Física, a professora trouxe todo o contexto e história de Gabriel Garcia para os seus alunos. Ana, que também esteve na inauguração do Museu e Escola Gabriel Garcia, considera o espaço uma conquista não apenas do atleta, mas de todo o município de Imbituba.

 

“É um ganho de para toda a comunidade. Temos um museu de um atleta brasileiro tricampeão mundial. Eu não sei se isso existe em alguma outra cidade. O objetivo era o incentivo à prática de atividade física através do atletismo na vida deles. Alguns se identificaram e acharam lindo, não acreditando naquilo que viam. Fomos a escola pioneira a fazer esse intercâmbio. A comunidade ganha, a escola ganha e os alunos ganham. Teremos ainda muito tempo para levar a escola inteira ao museu. Eles ficaram muito felizes e eu cumpri a minha promessa”, revela a professora.

Os alunos tiveram a oportunidade de serem os primeiros discentes a conhecer o espaço e ficaram encantados com os feitos que Gabriel conquistou ao longo dos últimos mais de 30 anos. Alguns não sabiam e não acreditavam que o município tem dentre os seus moradores uma verdadeira lenda viva.

 

Muita história pra contar: Gabriel explica os desafios da trajetória

 

“Eu gostei muito de terem convidado a nossa turma pra conhecer o ‘Seu Gabriel Garcia’, um homem muito respeitado e respeitoso. Foi muito bom conhecer um lugar diferente. Lá é muito bonito, com uma sala linda de troféus. Eu fiquei impressionada por ele ter conquistado tudo aqui. O que eu mais gostei foi das fotos. Todas elas pareciam trazer um sentimento diferente. Vou levar pra minha vida que nós não podemos desistir, porque nada vem de graça pra gente. Fiquei muito feliz porque tinha um campeão mundial na minha frente e eu pude tocar nele”, confessa Natacha, aluna do 7º ano.

A visita ao museu com os alunos dos sexto e sétimo anos é uma ideia antiga da professora, que já contava aos seus alunos sobre a trajetória de conquistas e superação do atleta supercampeão de Imbituba. A tutora ainda conta que os planos não param por aí.

 

“Eu vim pra escola estadual ja conhecendo a história dele, porque acompanho há muito tempo, no município, e a carreira vitoriosa. Na matéria de atletismo, falei para os alunos que Imbituba tem um atleta tricampeão mundial e que ele estava criando um museu, porque não tinha onde colocar seus muitos troféus e medalhas. Ele sempre levava os prêmios por suas vitórias consigo quando fazia alguma palestra e eu prometi pros meus alunos que quando o museu ficasse pronto eu os levaria para conhecer toda essa história linda, magnífica, de um atleta que poucas vezes não foi o vencedor das disputas que participava”, finaliza a professora.

 

Gabriel Garcia posa para foto com alguns dos alunos visitantes
Atleta também posou para foto com alguns dos alunos visitantes

Muito feliz com a primeira visita, Gabriel Garcia falou ao AHora que esta deve ser a primeira de muitas escolas em seu espaço, fato que cumpre o principal objetivo do atleta ao tirar do papel o sonho de construir um museu: educar e inspirar novos esportistas no município.

 

“As crianças chegaram por volta das 9h e só saíram pelas 10h30. Todos nós nos divertimos muito. Tive a oportunidade de mostrar o museu com calma, começando a guiá-los já pela frente do espaço, com as pinturas, minhas fotos, materiais de corrida e todos os prêmios que conquistei. Também falei de todos os parceiros que me ajudaram. Foi um momento muito bom, eu estou muito feliz com isso”, conta ídolo imbitubense.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.