• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

“PRAÇA DO CHECO”: Largo inaugurado nas dependências da SulGesso celebra 60 anos de amizade entre fundador e Glycênio Ribeiro de Castro

Além da diretoria, funcionários da empresa e amigos, também estiveram presentes no evento o filho Octavio, a filha de Glycênio, Mariana, e o neto, Otto, que plantaram uma muda da árvore Pata de Vaca, simbolizando a vida. Ferreira fez um discurso emocionado sobre o amigo que conheceu desde criança e por quem tinha grande admiração, falecido em 2015. Ele ainda lembra com saudade do amigo que considerava um homem diferenciado, gentil, prestativo e muito inteligente.

 

“Começamos trabalhando juntos na Indústria Carboquímica Catarinense, depois fomos sócios na criação de minha primeira empresa. Depois, após desfazermos a sociedade, ele ficou como nosso consultor”, relata Ferreira.

Natural de Laguna, Checo, como era carinhosamente chamado pelos amigos, cresceu e viveu a maior parte da vida em Imbituba. Engenheiro civil por formação, era de família tradicional da cidade e, assim como o pai, ocupou cargo na administração do Porto.  Além do forte laço de amizade, Checo teve participações importantes na trajetória da SulGesso. Uma de suas realizações foi liderar o processo que deu início às exportações de minério de ferro para o mercado siderúrgico chinês, a partir de 2011. As afinidades entre os dois amigos acabaram por aproximar muito as duas famílias, que compartilhavam o gosto pela natureza, música e leitura.

 

 “Checo sempre gostou muito de natureza, onde morava tem muitas árvores plantadas por ele, era um amante da natureza e da música. Por isso, resolvemos simbolizar todo nosso respeito, admiração e gratidão na criação dessa praça”, explica Ferreira.

A Praça do Checo – O espaço, com aproximadamente 600 metros quadrados, é um lugar agradável, com 17 espécies diferentes de plantas, entre flores, palmeiras, árvores e  gramíneas. Projetada pelos engenheiros agrônomos Roger Rousseau de Paula e Morgana Tuzzi, com a colaboração de um time de profissionais, abriga ainda bancos e calçadas, pontos de água para irrigação e instalações para iluminação.

“Um ditado popular diz ‘quem é lembrado nunca morre’, então o Checo vai continuar muito próximo da gente”, reflete o fundador da SulGesso.

Na placa de fundação da praça, um trecho da música Amigo é pra essas coisas, do grupo MPB4, resume o sentimento de Manoel Duarte Ferreira ao inesquecível parceiro de vida pessoal e profissional, canção que, juntos, cantavam acompanhados de um violão:

“Muito obrigado, amigo
Não tem de quê
Por você ter me ouvido
Amigo é pra essas coisas”

(Canção de MPB4)

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.