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CGE promove palestra sobre o papel da ouvidoria na melhoria da gestão pública

Arte: Gabriela Constantino

As manifestações feitas pelos cidadãos ao canal da Ouvidoria podem e devem servir como subsídios para a melhoria da gestão pública. Esse foi o tema do Roda de Ouvidoria desta quarta-feira, 10, evento on-line promovido trimestralmente pela Controladoria-Geral do Estado com a rede de ouvidores do Executivo estadual.

O assunto foi apresentado pelo administrador Mário Nélson Alves Júnior, membro da Associação Brasileira de Ouvidorias e especialista na área. “Inove processos, produtos e serviços em sua organização ouvindo o cliente cidadão. Este deve ser o mantra do ouvidor, um parceiro interno da qualidade e agente de melhoria da gestão”, destacou.

Alves Júnior foi ouvidor e responsável pela implantação da ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina no final da década de 90. Para ele, a ouvidoria não pode se limitar a receber manifestação e enviar resposta. “O cidadão não espera que a instituição seja perfeita, o que ele quer é que ela corrija seus problemas”.

Segundo a ouvidora-geral do Estado, Marina Rebelo, um novo sistema informatizado de ouvidoria será desenvolvido e permitirá o cadastramento de mais informações sobre as manifestações, facilitando as análises dos ouvidores sobre os relatórios gerados. “Hoje o sistema já disponibiliza relatórios gerenciais, mas queremos gerar mais informações que auxiliem no aperfeiçoamento dessas análises”.

Desde 2019, a Ouvidoria-Geral do Estado é ligada à CGE, órgão central do sistema de ouvidoria. No 1º trimestre de 2023, o canal recebeu 7.400 manifestações, um crescimento de 44% em relação ao mesmo período de 2022. As manifestações de Ouvidoria são recebidas principalmente por meio do telefone 0800-644-8500, das 13 às 19 horas, no site www.ouvidoria.sc.gov.br e por atendimento presencial nas ouvidorias dos órgãos e entidades do Executivo estadual.

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